O tenista alemão Alexander Zverev, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, e a suíça Belinda Bencic, vencedora na prova feminina, qualificaram-se esta segunda-feira para os quartos de final do Open dos Estados Unidos.
Com uma exibição muito sólida na abertura da sessão diurna no Arthur Ashe Stadium, o germânico, número quatro no 'ranking' ATP, registou a sua 15.ª vitória consecutiva, ao eliminar o italiano Jannik Sinner (16.º) em três sets, com os parciais de 6-4, 6-4 e 7-6 (7-5), em duas horas e 25 minutos.
Depois de conquistar a medalha olímpica e o troféu do Masters 1.000 de Cincinnati, Zverev, de 24 anos, salvou cinco set 'points' na terceira partida para garantir o regresso aos quartos de final em Nova Iorque, onde há um ano perdeu o título para o austríaco Dominic Thiem.
"Jogadores com confiança, que já jogaram muitos encontros, normalmente sabem o que fazer nesta situação. Acho que joguei muito bem no segundo set e no primeiro também. Sinto que fiz apenas um mau jogo durante todo o encontro e isso tornou tudo muito difícil no terceiro set, por isso estou contente por seguir em frente", confessou, após registar 37 'winners', 17 dos quais ases, e 38 erros não forçados.
Na tentativa de se tornar no segundo tenista a conquistar a medalha de ouro olímpica e o título do último major da temporada desde o britânico Andy Murray em 2012, Alexander Zverev vai defrontar agora, naquela que será a sua sétima presença no lote de oito finalistas de um torneio do Grand Slam, o sul-africano Lloyd Harris.
O jovem 46.º classificado da hierarquia ATP precisou de quatro partidas, no Louis Armstrong Stadium, para se impor ao norte-americano Reilly Opelka (24.º ATP), por 6-7 (6-8), 6-4, 6-1 e 6-3, e assegurar a sua estreia nos quartos de final de um torneio do Grand Slam.
Na competição feminina, à semelhança de Zverev, a campeã olímpica, Belinda Bencic, que figura no 12.º lugar do ranking WTA, derrotou a polaca Iga Swiatek (8.ª), campeã de Roland Garros em 2020, em dois sets , pelos parciais de 7-6 (14-12) e 6-3, ao cabo de duas horas e sete minutos de um duelo discutido no segundo palco principal de Flushing Meadows.
A próxima adversária da helénica será a jovem britânica Ema Raducanu, de 18 anos, que eliminou a norte-americana Shelby Rogers, por 6-2 e 6-1, para se apurar, pela primeira vez, para os quartos de final do Open dos Estados Unidos, já depois de ter causado sensação com a sua presença nos oitavos de final de Wimbledon.
Com a eliminação na segunda ronda, o português Nuno Borges deixou o top 50
Espanhol venceu a final em quatro sets
Medidas de segurança levaram a mudança de horário
Presidente dos EUA deverá assistir ao jogo entre Sinner e Alcaraz num camarote
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Craque do Barcelona ficou em 5.º lugar
Espanhol consagrado como melhor treinador na gala de entrega da Bola de Ouro