O presidente da Federação Portuguesa de Triatlo (FPT), Sérgio Dias, admitiu esta quinta-feira, em Munique, Alemanha, que a grande aposta é conseguir apurar uma estafeta mista para os Jogos Olímpicos Paris2024.
"Todas as etapas são um objetivo para o trabalho final, um ciclo que termina com os Jogos. Desde cedo que anunciámos, e não escondemos de ninguém, que o nosso objetivo é qualificar a estafeta mista e, com isso, qualificarmos quatro atletas e estarmos em três eventos de medalhas, o feminino, o masculino e a estafeta", começou por dizer à Lusa Sérgio Dias.
As declarações de Sérgio Dias foram prestadas na véspera da participação portuguesa nos Campeonatos Europeus multidesportivos de Munique, em que o triatlo participa com oito atletas, cinco masculinos e três femininos.
O dirigente não escondeu ainda a esperança de acrescentar um eventual quinto elemento aos Jogos: "Adicionalmente, e dado o potencial dos nossos atetas, nomeadamente no setor masculino, temos a esperança de qualificar um terceiro atleta. É ambicioso, difícil, implica ter três atletas no top-30 do ranking olímpico, mas, sendo difícil, achamos que ainda assim é possível".
A conquista de medalhas, seja nos presentes Europeus, seja em futuras competições, é objetivo que não está descartado por Sérgio Dias, que também olha para os Jogos de 2024.
"Não escondemos essa ambição, o triatlo sempre nos habituou a bons resultados, seja em europeus, mundiais ou nos Jogos, e tem o histórico de uma medalha com a Vanessa [Fernandes] em Pequim. Por isso, ambicionamos voltar a esse nível. O Vasco [Vilaça] é um potencial candidato para esse objetivo, mas não podemos descartar nunca o João Silva e o João Pereira", disse já em relação aos objetivos para Paris 2024.
Apesar de ser um objetivo, Sérgio dias retira alguma pressão: "Não vivemos obcecados com a medalha, mas trabalhamos a pensar nela todos os dias, e os atletas seguramente também o fazem".
O dirigente mostrou-se satisfeito com a forma como está a decorrer a transição de gerações no triatlo luso.
"Conseguimos que não houvesse rutura entre gerações. O surgimento do Vasco e também do Ricardo [Batista], que veio logo atrás, veio permitir que coexistam em termos de seleção com o João Silva e o João Pereira e isso assegura-nos o fator de continuidade, que é deveras importante", referiu.
A conquista de uma medalha nestes europeus de Munique deixaria Sérgio Dias satisfeito: "Importante é sempre, porque é um Europeu e tem uma visibilidade enorme. Este formato agrada-nos sobejamente, há uma exposição muito maior do triatlo enquanto modalidade pequena em número de atletas e licenciados. Conseguirmos num formato que tem muita visibilidade por parte dos media uma medalha catapulta-nos para outro patamar. Se o conseguirmos durante este fim de semana, ficaremos bastante satisfeitos".
Programa do triatlo, horas portuguesas:
- 12 ago (sexta-feira)
16:15: Elite feminina - Melanie Santos, Maria Tomé e Helena Carvalho.
- 13 ago (sábado):
15:00: Elite masculina - Vasco Vilaça, João Silva, João Pereira, Miguel Tiago Silva e Ricardo Batista, 15:00.
- 14 ago (domingo):
17:00: Estafetas mista.
Vitória sorriu ao francês Vincent Luís pelo segundo ano consecutivo
Plano Nacional de Desenvolvimento do Desporto aprovado até 2036
Canadiano ficou paraplégico aos 19 anos devido a um acidente de carro
Português em destaque na Taça do Mundo em Florianópolis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana