Os oito atletas que vão representar Portugal no Campeonatos da Europa de triatlo sprint partem com expectativas altas para a prova, que vai decorrer entre sexta-feira e domingo em Olsztyn, na Polónia.
"Temos fortes hipóteses de conseguir bons resultados, dado o leque de triatletas que apresentamos. É uma comitiva jovem, mas já com resultados de relevo internacional, que nos deixam com expectativas interessantes", refere José Estrangeiro, diretor técnico nacional, em comunicado da assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Triatlo.
A prova de elite vai contar com quatro atletas, com Ricardo Batista, atual campeão europeu de sub-23, e Tiago Fonseca no setor masculino e Madalena Almeida e Maria Tomé no feminino, sendo que, à exceção de Madalena Almeida, os restantes três também competem para a classificação de sub-23.
No escalão de juniores, são três os atletas presentes em Olsztyn, estando Portugal representado por João Nuno Batista (vice-campeão mundial) e Gustavo do Canto, nos masculinos, e Matilde Santos, em femininos. Na vertente de paratriatlo, Filipe Marques vai representar as cores lusas.
Os campeonatos europeus são compostos com meias-finais e finais, decorrendo as meias-finais na sexta-feira, enquanto as finais estão agendadas para sábado.
As provas de triatlo sprint têm metade da distância do triatlo olímpico, com a natação a ser disputada em 750 metros, o ciclismo em 20 quilómetros e o atletismo em cinco quilómetros, mas nos Europeus, as categorias de sub-23 e elite correm as meias-finais e as finais em super sprint (300 metros natação, 7 km ciclimo e 1,5 km atletismo).
Por LusaVitória sorriu ao francês Vincent Luís pelo segundo ano consecutivo
Plano Nacional de Desenvolvimento do Desporto aprovado até 2036
Canadiano ficou paraplégico aos 19 anos devido a um acidente de carro
Português em destaque na Taça do Mundo em Florianópolis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana