Os velejadores Eduardo Marques e Lourenço Mateus venceram esta terça-feira, cada um, uma regata dos Europeus de ILCA 7, classificando-se ambos no top 15 disputadas as duas primeiras regatas em Kalamari, na região de Atenas.
Eduardo Marques, que garantiu para Portugal uma vaga nos Jogos Olímpicos Paris2024, durante os mundiais de Haia2023, ganhou a primeira regata da frota vermelha e depois foi 12.º, com os 13 prontos a garantir-lhe a oitava posição.
Na frota amarela, Lourenço Mateus começou com um 16.º e impôs-se na segunda prova, sendo 15.º da geral, com 17 pontos.
A liderança pertence ao israelita Omer Vilenchik, com sete pontos, menos um do que o húngaro Benjamin Vadan e dois do que o italiano Pietro Giancomini, com nove.
Na competição feminina, a jovem Luísa Peres contabilizou um 46.º e um 40.º, pelo que é somente 86.ª em ILCA 6.
O campeonato da Europa de ILCA, que atribui vagas para Paris2024, tem sido afetado pela falta de vento, que impediu qualquer regata na segunda-feira, enquanto no domingo decorreu apenas uma na competição feminina.
Para os Jogos Olímpicos, Eduardo Marques vai ter de defender a vaga perante os seus compatriotas, enquanto na parte feminina a federação aguarda ainda a possibilidade da grega Vasileia Karachaliou poder representar o país depois de ser tido bem-sucedida em Haia, quando competiu por Portugal mediante uma licença especial da federação internacional da modalidade (World Sailing).
A velejadora helénica terá de obter a cidadania lusa até março e o Comité Olímpico grego precisará autorizar a sua presença na capital francesa com as cores lusas, possibilidade que tem negado publicamente.
Irmão Tomás Pires de Lima segue no 21.º posto
Tomás Pires de Lima, irmão da velejadora olímpica, baixou três lugares
O irmão Tomás Pires de Lima segue em 16.º na Sardenha
Formação do CN Cascais conquistou em destaque na Bélgica
Lucas Pereira estava a almoçar com a sua equipa de arbitragem em Peniche
Defesa da Salernitana foi condenado por violência doméstica em 2021
Após mais de uma década de Alcochete, o treinador, de 36 anos, junta-se a Hugo Viana nos citizens
'Correctiv' explica que Kasia Lenhardt foi pressionada para não revelar pormenores da relação com o central alemão
Treinador de 52 anos apresentou a demissão e o clube aceitou
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus