Dirt 4 sempre foi uma série para um público-alvo bem definido, mais focado numa condução explosiva e divertida, olhando para os setores mais radicais do Rally, mas agora o jogo tenta ser mais abrangente, e consegue-o, mas já lá vamos.
Primeiro é preciso indicar que em termos técnicos é, tal como se exige, o melhor jogo da série.
Começando pela parte sonora é dos melhores jogos de condução que já tivemos, não só nas falas do co-piloto, que estão perfeitas mesmo nos circuitos que são criados no momento, mas também no som que todos os carros fazem.
Na parte gráfica, estamos perante um jogo que consegue ser bastante diversificado numa primeira fase, principalmente nos detalhes que apresenta em cada circuito. Existe muita vida nos circuitos, os carros estão bem conseguidos e os efeitos climatéricos estão ao nível do melhor que já se fez. É verdade que ao fim de algum tempo começamos a perceber que existem algumas limitações em termos de horizonte nos cenários, mas é algo que se percebe tendo em conta o número de circuitos existentes. Para um número tão grande se circuitos o segredo está no criado de circuitos que podemos utilizar, rápido, simples e muito bem conseguido, capaz de criar circuitos novos que aumentam a longevidade do jogo, porque existe sempre um novo desafio perante um circuito novo. Destaque ainda, e muitos aplausos, para o facto de no multiplayer os circuitos serem gerados no momento, para que nenhum jogador o conheça.
Dirt 4 tem como grande trunfo a possibilidade de irmos ajustando a dificuldade, levando a que um jogador mais ou menos experiente consiga adaptar-se. Com dois modos de jogabilidade/dificuldade: Jogador e simulação, temos a capacidade de ajustarmos vários fatores que fazem a diferença. Outro aspeto importante é o grande conjunto de tutoriais, bem pensados e com dicas importantes, que nos levam a evoluir bastante.
Cheio de corridas e uma grande diversidade de objetivos, Dirt 4 prima pela intensidade. Tem algumas falhas em alguns pontos de costumização dos carros e falta um modo carreira mais detalhado, mas a verdade é que Dirt 4 é um prazer de se jogar, com um jogabilidade que raramente falha. É bastante melhor do que esperava e demonstra como o futuro é risonho para esta série. Se gostam deste género de simulador, Dirt 4 é uma excelente escolha.
Por Luís PintoJá testámos o mais recente equipamento da Sony e não escondemos nada
Já disponível para PlayStation 5, Xbox Series X, Xbox Series S e PC
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Alain Orsoni, que liderou o Ajaccio em duas ocasiões, terá sido atingido por um sniper no cemitério
Médio-ofensivo por quem Mourinho tem um "fraquinho" entrou ao intervalo, em como o estreante Ricardo Neto
Treinador do Esteghlal tem sido acompanhola pela Embaixada de Portugal no país
Rumores e confirmações nos principais campeonatos