1/2
Um miúdo desengonçado aos saltos pelo meio da vila. Espera! É de madeira! Será o… Isso mesmo! O Record Gaming lembra hoje um ícone dos filmes de animação, uma verdadeira estrela dos contos que adormeceram muitos petizes por esse Mundo fora, mas que, pelo menos a mim, me manteve acordado durante longas horas: Pinóquio.
O famoso boneco nasceu, imagine-se, em 1883 e, 113 anos depois, veio parar direitinho à Mega Drive lá de casa. Foi em 1996 que a agora desaparecida Virgin Interactive – já falei dela em Ignition – lançou o jogo Pinocchio para Game Boy, Mega Drive e Super Nintendo na Europa (um ano depois de sair nos EUA).
Apesar de tudo, Pinocchio era enternecedor. Mostrava-nos que faltar à escola só ia trazer-nos problemas e nem o grilo Jiminy (que também chegávamos a controlar) escapava à fúria dos mosquitos à volta de um candeeiro público.
A ligação com Geppetto, o nosso papá de carne e osso – vendo bem as coisas, o nosso marceneiro - , estava bem presente e era refletida na banda sonora ternurenta que acompanhava certos momentos. Além disso, o final do jogo era de cortar a respiração, quando tentávamos fugir de uma enorme baleia numa jangada minúscula com o frágil Geppetto ao nosso lado.
Com cores sedutoras, Pinocchio puxava bem pelos 16-bit da Mega Drive. O jogo não era longo, demorava uns 40 minutos sem mortes. Mas acrescentemos-lhe a dificuldade e o facto de não podermos gravar o nosso progresso em nenhum momento e tínhamos o aliciante perfeito para umas belas horas a jogar à noite, com phones (grande, grande Mega Drive e a sua saída de áudio!), enquanto os pais dormiam.
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool
Argentino, de 38 anos, festeja feito que não acontecia desde 2020/21
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra