Samuel Barata confirmou o seu bom momento recente, ao melhorar este domingo, no Mundial de Estrada disputado em Riga, a sua marca pessoal na meia maratona, ao correr a distância em 1:01.29 horas.
Vindo de um episódio inusitado da última prova que disputou - viu um recorde nacional ser-lhe 'retirado' por uma falha na medição do percurso -, o atleta português, de 30 anos, tinha apontado a correr abaixo do melhor tempo histórico nacional (1:00.56, de Luís Jesus), mas acabou por ficar aquém desse objetivo. Ainda assim, com a 26.ª posição em Riga, sai da prova letã com um novo melhor registo pessoal por 11 segundos, que lhe abre boas perspetivas para a maratona de outono que irá correr.
Em Riga, nos primeiros Mundiais de estrada, o domínio foi, como se esperava, dos atletas africanos. Em 18 medalhas possíveis, Quénia e Etiópia levaram 15, cedendo apenas o pódio na milha masculina, que foi ganha pelo norte-americano Hobbs Kessler, com um novo recorde do mundo de 3:56.13). Nessa prova da milha, o pódio teve ainda outro norte-americano e um britânico.
De resto, foi uma 'limpeza' queniana, com 10 medalhas (três ouros e um pódio completo nas meias maratonas masculina e feminina), ao passo que a Etiópia conseguiu as restantes 5, com um bis tanto nos 5 quilómetros como na milha feminina. Desta última prova saiu a maior surpresa, com Diribe Welteji (4.20.98) a ganhar e a favoritíssima Faith Kipyegon a ser apenas 3.ª.
Por Fábio LimaDiretor Técnico Nacional Pedro Pinto analisou comitiva e apontou objetivos
É a aposta da marca alemã para o segmento das super-trainer
A nossa análise ao modelo de performance mais recente da marca alemã
A nossa análise a este modelo de auriculares
Recordista em partidas e golos marcados pelo Gana em Campeonatos do Mundo, o ex-avançado esteve à conversa com Record nos EUA para lembrar o passado com Portugal e fazer um lançamento do Mundial deste ano
Conheça a vida desportiva do ator que morreu aos 86 anos
Maria Valdés foi entrevistada por Record nos EUA, durante o evento 'Celebração das 11 Nações', que decorreu na última quinta-feira em Brooklyn
Por mútuo acordo
Figura do Mundial'2002, o antigo avançado recordou, em entrevista a Record, a vitória sobre a França no jogo de estreia na Coreia do Sul e assumiu o desejo de ver o seu país conquistar um título mundial já este ano
Treinador português vai assinar pelo Cruzeiro