A São Silvestre El Corte Inglés está mesmo aí à porta e conta também com a parceria da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), que este ano comemora quatro décadas de existência. Em conversa com Record, Alexandre Guedes da Silva, o presidente da organização, não esconde o "profundo orgulho" por fazer parte de um evento que promete. "É uma imensa alegria. A corrida é, desde sempre, realizada num ambiente decorado com motivos alusivos à quadra natalícia. E é, de facto, deslumbrante correr num cenário de luz e festa. É por isso que a São Silvestre El Corte Inglés tem, desde início, uma ligação umbilical com a tradição natalícia de Lisboa", refere.
O dia 15 de dezembro vai ficar marcado, à semelhança do que aconteceu nas edições anteriores, pelos muitos milhares de pessoas que vão encher as ruas da capital de sorrisos, boa disposição e que, em alguns casos, vão mesmo cerrar os dentes em busca de uma boa marca a nível pessoal. Para Alexandre Guedes da Silva, este sentimento e esta vontade de mexer - partilhada pela SPEM - é precisamente aquilo que torna esta corrida tão especial: "O sentimento mais intenso é a força. Logo a seguir, vêm a coragem e a determinação. Quando [as pessoas] partem, já nada as pode parar!."
Para o líder da organização, não bastam as palavras. As ações também são importantes, e é nesse sentido que garantiu, ao nosso jornal, que irá participar na São Silvestre El Corte Inglés: "Também dou o exemplo. Muitas vezes penso que, no frenesim do dia a dia, ia treinar para as competições, e agora, já aposentado, vou aos treinos para competir. De certeza que vou fazer o tempo que conseguir e que for bom para a minha saúde. O que interessa é ir, participar e fazer o que as minhas pernas me permitirem. Pela cabeça, essa sonhadora, ia até ao infinito e mais além!"
'Correr Lisboa' lidera dezenas aos sábadosO 'Correr Lisboa', parceiro na organização da São Silvestre El Corte Inglés, tem orientado os treinos para a corrida do próximo dia 15. Todos os sábados - à exceção da primeira sessão, que se realizou a uma quinta-feira -, dezenas e dezenas de pessoas juntam-se na entrada principal do El Corte Inglés de Lisboa para aprimorarem a forma física para a corrida que promete animar a capital.
Não participou nas quatro sessões anteriores? Não se preocupe! Ainda vai a tempo de estar no último treino. Acontece já este sábado, dia 7, pelas 10 horas. Venha daí!
Premiados em todos os treinosNo final de cada treino, o El Corte Inglés distribui três cartões presente nos valores de 150, 100 e 75 euros. Estes prémios são entregues após um sorteio, sendo que três felizes contemplados vão sempre para casa com um cheque na mão. Até ao momento, 12 participantes já receberam este presente do El Corte Inglés para a quadra natalícia que se avizinha. Contando com os três cartões presente que serão distribuídos no último treino, já este sábado, falamos num total de 1.625 euros só em prémios!
Aprender sobre saúde a caminharA caminhada de 5km é uma das vertentes da São Silvestre El Corte Inglés e foi com esse mote que Record procurou saber mais sobre o projeto 'Walk With a Doc'. Como o próprio nome já indica, esta iniciativa, que se realiza em Portugal desde 2017, coloca médicos e enfermeiros lado a lado com utentes nas ruas de Lisboa com o objetivo de incentivar para a prática desportiva e, ao mesmo tempo, educar sobre práticas mais saudáveis.
"As nossas caminhadas têm entre 15 a 20 pessoas. Sobretudo, participam pessoas mais idosas, apesar de esta iniciativa não ser dedicada apenas a pessoas dessa faixa etária. As caminhadas têm a duração de uma hora, o que, a um ritmo mais pausado, dá para percorrer cerca de 4km. Normalmente, antes temos uma sessão de educação para a saúde, onde sensibilizamos os nossos utentes para práticas mais saudáveis", revelou o Dr. Cristiano Figueiredo a Record.
Os convites para as sessões surgem nas consultas e têm tido um efeito positivo. "Grande parte das pessoas que participam mantêm esses hábitos de caminhada, o que, por si só, já é excelente!", vincou.
Por André Santos e Sérgio Magalhães