1/2
A 3.ª edição da São Silvestre El Corte Inglés deu este domingo um colorido diferente às ruas de Lisboa e ficou marcada por uma série de recordes, não contasse a prova com o apoio de Record. Desde logo no número de participantes já que se inscreveram 10.800 pessoas, uma autêntica multidão que compareceu em peso na Praça do Saldanha (só para se ter uma ideia os últimos a ligar o cronómetro cruzaram a linha de partida 8 minutos depois do tiro dado por Carlos Moedas).
Depois, apesar do frio e do vento em certas partes do trajeto, Nuno Pereira (Sporting) pulverizou a marca do vencedor de 2023 – Said Ameqrane, 3º neste ano – e estabeleceu um novo recorde do percurso com 29m12s. O mesmo sucedeu no setor feminino, com Susana Cunha (RD Águeda) a terminar com 35m01s, bem abaixo do registo com que Joana Fonseca havia feito no ano passado.
A cereja no topo do bolo foi o recorde mundial dos 10km (escalão 65-69 anos) que Rosa Mota estabeleceu, com 38m37s. Aos 66 anos, a campeã olímpica em 1988 melhorou o anterior máximo, que estabelecera em Valência no passado mês de janeiro.
De pequenino...
Mas a autêntica festa que foi esta 3ª edição da São Silvestre El Corte Inglés teve mais momentos altos, como por exemplo a corrida das crianças, que foram divididas em 4 blocos consoante a idade. A ansiedade era tanta que houve sempre quem partisse para os 500 metros antes da ordem de largada. Bem mais tranquila e menos competitiva foi a partida para a caminhada dos 5km, sempre com bastante público a incentivar. "A palavra desistência não entra na nossa São Silvestre", disse várias vezes a speaker de serviço.
"É impressionante ver tanta gente a correr e a caminhar nas ruas de Lisboa. É gratificante ver a felicidade estampada na cara das pessoas. Uma das missões do nosso jornal é estar perto dos leitores, pelo que é um orgulho enorme ter o Record associado a este grande evento", destacou Bernardo Ribeiro, diretor do nosso jornal. Quem voltou a correr os 10km foi Sérgio Krithinas, diretor-adjunto de Record.
Armando Aldegalega não falha uma São Silvestre El Corte Inglés e ontem voltou a participar. "É uma alegria enorme ver tanta juventude e um orgulho para a cidade ter uma prova assim", afirmou o atleta do Sporting, de 87 anos, que continua a treinar regularmente. "Faço uma média de 60km por semana", revela, com um sorriso rasgado.
Por Nuno Miguel FerreiraProva já conquistou os amantes da corrida e disputa-se no dia 14 de dezembro
Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla recebeu, esta quarta-feira, um cheque donativo das mãos de Sérgio Krithinas e Manuel Paula
Prova juntou mais de 10 mil pessoas em Lisboa
Vencedor masculino fez novo recorde na prova com 29m11s
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional