Líderes latino-americanos expressaram pesar pela morte de Hugo Chávez, anunciada pelo vice-Presidente venezuelano, Nicolas Maduro, com o líder boliviano, Evo Morales, a partir ainda hoje para Caracas.
Morales, que mantinha uma estreita relação pessoal com Chávez, deverá prestar declarações aos jornalistas antes de partir para a Venezuela, segundo informou à Efe a ministra da comunicação da Bolívia, Amanda Dávila.
Os edifícios oficiais na Bolívia estão já a colocar 'crespones', as telas negras usadas em símbolo de luto, devendo o Governo decretar luto oficial, ainda que não se sabendo por quantos dias.
O Presidente do Peru, Ollanta Humana, foi um dos primeiros a reagir expressando "sentidas condolências" pela morte do seu homólogo venezuelano. "Adeus comandante e amigo Hugo Chávez", escreveu Humala no seu feed na rede twitter.
Também o líder mexicano, Enrique Peña Nieto, usou o twitter para expressar pesar pela morte de Chávez. "Lamento o falecimento do Presidente Hugo Chávez", escreveu.
Na Argentina, a Presidente Cristina Fernández de Kirchner suspendeu todos os seus atos públicos para hoje, segundo informou a agência oficial de notícias Télam.
Também o Governo da Costa Rica lamentou a morte de Hugo Chávez, com o chefe da diplomacia daquele país, Enrique Castillo, a afirmar que espera que "a sociedade venezuelana saiba ultrapassar esta perda e definir o seu rumo na institucionalidade democrática do país".
O Governo do Equador também manifestou, em comunicado, pesar pela "irreparável perda" de Chávez, reiterando a sua "especial amizade" com a Venezuela. "Nestes difíceis momentos, o Equador reitera os sentimentos de especial amizade que o unem à Venezuela", refere o comunicado, considerando que a morte de Chávez "enluta o povo venezuelano e toda a região".
Serviço abre apenas a partir das 10H30
Alto-Comissário apelou a "ações imediatas para pôr fim à carnificina", afirmando que a comunidade internacional “está a falhar no seu dever"
A higiene dos ouvidos é muitas vezes esquecida, mas fundamental para a saúde de cães e gatos.
São os únicos em Portugal e combinam boa comida e momentos de ternura com felinos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Antigo internacional inglês foi estrela no pré-jogo do Farnham Town
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos