O Eurostat reviu esta terça-feira em baixa a sua estimativa de crescimento da economia europeia no segundo trimestre, que ainda assim revela uma quebra histórica devido ao impacto da pandemia da covid-19.
Segundo o gabinete de estatística da Comissão Europeia, o PIB da Zona Euro recuou 14,7% no segundo trimestre face ao mesmo período do ano passado e 11,8% contra os primeiros três meses do ano. Na anterior estimativa o Eurostat apontava para uma queda homóloga de 15% e em cadeia de 12,1%.
A melhoria de três décimas não apaga o registo fortemente negativo da economia europeia no segundo trimestre, pois a contração continua a ser a mais forte de sempre, num trimestre em que o consumo das famílias recuou 12,4%, o investimento afundou 17% e as exportações deslizaram 18,8%.
A economia portuguesa registou um dos piores desempenhos da região, com o PIB a sofrer a quarta maior queda em termos homólogos e a terceira mais forte na variação em cadeia. Espanha (-22,1%), França (-18,9%) e Itália (-17,7%) registaram contrações homólogas mais acentuadas do que Portugal, que viu o PIB cair 16,3% no segundo trimestre. Já na análise em cadeia, na Zona Euro apenas Espanha e Grécia contraíram mais que Portugal, que viu o PIB recuar 13,9% face ao primeiro trimestre. Todas as economias da União Europeia registaram uma contração no segundo trimestre, sendo que a Finlândia (-4,5%) conseguiu o desempenho menos negativo na variação em cadeia. Seguiu-se a Lituânia (-5,5%), Estónia (5,6%) e Irlanda (-6,1%).
Por NegóciosPresidente da Câmara Municipal de Oeiras vai ser presença assídua no canal 9 às sextas-feiras
Smartwatch da marca norte-americana é muito bom em muita coisa. Mas falha em algo crucial
O stock de depósitos de particulares registou, em setembro, um crescimento homólogo de 4,8%
Para os produtores desta matéria-prima agrícola, o encaixe está a ser menor, mas as chocolateiras estão a surfar bem a onda dos mais gulosos
Lucas Pereira estava a almoçar com a sua equipa de arbitragem em Peniche
Defesa da Salernitana foi condenado por violência doméstica em 2021
Após mais de uma década de Alcochete, o treinador, de 36 anos, junta-se a Hugo Viana nos citizens
'Correctiv' explica que Kasia Lenhardt foi pressionada para não revelar pormenores da relação com o central alemão
Treinador de 52 anos apresentou a demissão e o clube aceitou
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus