O presidente dos EUA, Donald Trump, disse a um dos principais advogados da Casa Branca, Don McGahn, que queria ordenar a instauração de processos judiciais federais contra a democrata e candidata às presidenciais de 2016, Hillary Clinton, e contra o ex-director do FBI James Comey.
A notícia foi divulgada, esta terça-feira, pelo New York Times, que cita duas fontes próximas da conversa. McGahn, que deixou a Casa Branca em Outubro, terá respondido que não podia obrigar o Departamento de Justiça a processar alguém e que até mesmo o simples facto de pedir uma investigação a alguém seria ir longe demais.
Em reacção, segundo o NYT, McGahn pediu à equipa de advogados da Casa Branca que listassem as conseqüências de tal demanda. O jornal diz que não é claro se Trump leu o memorando, da mesma maneira que não se sabe qual o motivo que seria alegado para instaurar um processo.
Trump nunca escondeu a intenção de processar Clinton, a candidata que derrotou há dois anos na corrida presidencial, por esta ter usado um servidor privado para comunicar por email, o que viola as leis federais. Já sobre Comey, o presidente dos EUA acusou o antigo director do FBI de de ser mentiroso e de ter divulgado informação confidencial.
O advogado de McGahn disse à CNN que o seu cliente não comentaria nenhum conselho dado ao presidente, que "tem direito à confidencialidade". Ainda assim, William Burck acrescentou que o advogado desmentia semelhante ordem. "O presidente nunca, que McGahn tivesse conhecimento, ordenou a alguém que processasse Hillary Clinton ou James Comey."
Autor: Sábado
"Acordo amigável" com o Estado fecha diferendo, segundo o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
Motores terão de ser feitos em aço verde ou utilizar combustíveis renováveis
Paul Doyle feriu mais de 130 adeptos
Informação foi avançada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros no parlamento.
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Ousmane Dembélé levou a melhor na votação do prémio da FIFA
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Internacional japonês é reforço do emblema de Amesterdão