Clubes validam distribuição das verbas de solidariedade da UEFA pelos clubes da 2.ª Liga

• Foto: Reuters

Os clubes da Liga Betclic podem manter a distribuição das verbas de solidariedade da UEFA pelos emblemas da 2.ª Liga. Esta foi a principal conclusão a resultar das decisões da reunião do Comité Executivo da UEFA, realizada esta terça-feira, em Praga, na República Checa.

Em cima da mesa estava a possibilidade das verbas de solidariedade concedidas aos clubes que não participam nas competições europeias serem obrigatoriamente distribuídas somente entre os emblemas dos principais escalões da UEFA, contrariamente ao que sucede nos dias de hoje.

PUB

Tondela, Leixões, Vizela e Ac. Viseu, da Liga Portugal MeuSuper, e também o Sporting, Sp. Braga e Casa Pia, da Liga Portugal Betclic, já emitiram notas a aprovar esta medida, que terá de ser formalizada posteriormente.

Contactado por Record, o Sporting aplaudiu a medida. "O Sporting Clube de Portugal congratula-se com o trabalho desenvolvido pela European Leagues, na pessoa do seu presidente Pedro Proença, assim como da ECA e da UEFA no sentido de garantir que as verbas relativas ao mecanismo de solidariedade possam continuar a ser distribuídas pelos clubes da Liga 2. Defenderemos sempre a distribuição equitativa em nome da competitividade do futebol e da sustentabilidade dos clubes", sublinharam os verdes e brancos.

PUB

Por sua vez, o Tondela também fez questão de "saudar o Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença pela forma como, enquanto Presidente da European Leagues, conduziu as negociações com a UEFA e com a ECA, no sentido de garantir que as verbas relativas ao mecanismo de solidariedade correspondente aos clubes não participantes nas competições europeias possam continuar a ser distribuídas pelos clubes participantes na Liga Portugal MeuSuper".

"A manutenção dessa possibilidade é de extrema importância, não apenas para os Clubes participantes na Liga Portugal MeuSuper, mas também para o equilíbrio financeiro entre as Sociedades Desportivas que integram as provas profissionais, garantindo não apenas a sustentabilidade dos Clubes, mas acima de tudo, a competitividade, determinante para o desenvolvimento do Futebol Português", reforça ainda o Tondela. Notas idênticas emitiram o Leixões, Vizela e o Casa Pia.

O Ac. Viseu também alinhou pela mesma perspetiva. "A Académico de Viseu FC, Futebol SAD reconhece o esforço do Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, na qualidade de Presidente da European Leagues na condução das negociações com a UEFA e com a ECA, de forma a assegurar que as verbas relativas ao mecanismo de solidariedade correspondentes aos clubes não participantes nas competições europeias possam continuar a ser distribuídas pelos clubes participantes na Liga Portugal MeuSuper. A continuidade desse pressuposto é de vital importância para os Clubes participantes na Liga Portugal MeuSuper e, por consequência, para a manutenção do equilíbrio financeiro entre as Sociedades Desportivas que integram o calendário profissional", refere a SAD viseense.

PUB

O Sp. Braga aprovou "de forma muito positiva" a aprovação destes critérios de distribuição. "Em coerência com a posição que o Clube vem reiterando no sentido do incremento da competitividade do futebol, tanto a nível nacional como europeu, é com satisfação que o SC Braga acolhe o trabalho conjunto desenvolvido pela UEFA, pela ECA e pela European Leagues", lê-se na nota minhota.

"Apesar de o SC Braga não ser beneficiário direto, na medida em que tem alcançado o acesso às competições europeias, o Clube destaca positivamente as decisões tomadas e manifesta desde já a sua concordância caso venha a ser proposto, pelos clubes da Liga Betclic, a partilha das verbas a receber pelo futebol português com os clubes da Liga MeuSuper, dentro da percentagem prevista pela decisão tomada pelo Comité Executivo da UEFA", acrescenta o Sp. Braga, saudando a "a intervenção da European Leagues e do seu Presidente, Pedro Proença, em todo este processo".

(Em atualização)

PUB

Por Record
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Futebol Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB