Em resposta à Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), que ameaçou esta 4.ª feira com a paragem total dos árbitros, a Liga Portugal lançou um comunicado em resposta às reivindicações do organismo. A entidade que rege o futebol profissional, presidida por Reinaldo Teixeira, lamentou a posição tomada pela APAF, considerando-a "incompreensível" e provocadora de "alarme social".
O Comunicado da Liga Portugal:
A Liga Portugal lamenta a posição da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), particularmente do seu presidente, José Borges, na medida em que o assunto agora trazido a público – reivindicações da associação de classe - já havia sido tratado aquando da reunião entre as partes, a 12 de novembro, e reiterado em conversas posteriores. A Liga Portugal não compreende, por isso, o alcance do recente comunicado da APAF nem o facto de ter sido tornado público na véspera da Cimeira de Presidentes, que não é um órgão deliberativo.
A Liga Portugal recebeu da APAF, na data referida, um caderno reivindicativo, nomeadamente no capítulo da Disciplina, relacionado com o comportamento dos agentes desportivos, que, dada a sua complexidade e teor, foi reencaminhado para os serviços jurídicos, que primeiro verificam a admissibilidade legal de cada reivindicação.
Dos contactos entretanto gerados entre a Liga Portugal e a APAF, nomeadamente na referida reunião entre as partes, ficou explícito algo primordial para a entidade que tutela o Futebol Profissional e então compreendido pela APAF: na defesa intransigente da integridade das competições, não havia condições para se fazer a solicitada alteração regulamentar, pelo que qualquer mudança às regras com um campeonato em curso nunca seria equacionável pelo organismo, nomeadamente para uma proposta que, ativada a meio da época, geraria dois pesos e duas medidas para situações idênticas entre as primeira e derradeira jornadas.
A Liga Portugal reitera a disponibilidade - sempre manifestada por esta Direção - para analisar todas as propostas de alteração dos regulamentos de Competições, Arbitragem e Disciplinar da época 2026-27.
A Liga Portugal entende que a posição da APAF é incompreensível e provoca alarme social. Após a acalmia registada nos últimos fins de semana no que diz respeito a críticas pública à arbitragem, a Liga Portugal estranha que a APAF, sem razão evidente, coloque os árbitros de novo no epicentro da discussão.
É do conhecimento da APAF e do seu presidente que a arbitragem é um serviço prestado às competições profissionais pela Federação Portuguesa de Futebol.
Por RecordOrganismo respondeu ao comunicado da associação de árbitros
Na época passada, árbitro assinalou três penáltis contra as águias, que acabaram revertidos pelo VAR
Juiz da AF Leiria reencontra Benfica após polémico jogo com o Arouca em abril e vai estrear-se a arbitrar dérbis entre águias e leões
Árbitro da AF Évora reencontra portistas após jogo com o Nacional em que teve avaliação 'insatisfatória'
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores