22/02/2024

«Tão inesquecível como aquela noite de Viena»: todas as reações à morte de Artur Jorge

Antigo treinador tinha 78 anos

19:05 22.02.2024

João Carlos Pereira elogia "legado" e "caráter" de Artur Jorge

O treinador João Carlos Pereira destacou o legado desportivo deixado por Artur Jorge, elogiando o caráter e a personalidade do técnico com quem trabalhou na Académica de Coimbra.

"Era um 'gentleman', uma pessoa de trato muito respeitoso. Elegante nas suas relações. Uma pessoa erudita", vincou o adjunto de Artur Jorge nos 'estudantes' em 2003/04.

Do ponto de vista profissional enquanto treinador, João Carlos Pereira entende que "o seu trajeto e os seus sucessos falam por si", destacando os êxitos pelo FC Porto e Paris Saint-Germain.

"A primeira Liga dos Campeões (1987) e o sucesso internacional do FC Porto é o seu maior marco, tal como a obtenção de títulos numa das maiores ligas europeias e mundiais, pelo Paris Saint-Germain (França)", especificou.

18:47 22.02.2024

António André lembra palestra de Artur Jorge na final de Viena: «Tocou-nos com sinceridade no coração»

O antigo futebolista António André evocou a emocionante palestra proferida pelo então treinador do FC Porto Artur Jorge ao intervalo da final da Taça dos Campeões Europeus, em 1986/87, frente ao Bayern Munique.

"Não haja dúvidas de que nos falou ao coração. Sentiu que nós íamos lá para dentro [do relvado] e mudávamos de atitude se realmente nos falasse ao coração. Ele falou-nos das viagens, do tempo passado fora de casa e da chuva que apanhámos para estarmos ali naqueles 90 minutos. Tocou-nos com sinceridade no coração e conseguimos dar a volta [ao resultado] com uma segunda parte fantástica", recordou à agência Lusa o ex-médio.

18:26 22.02.2024

António Simões: «É preciso alguma intelectualidade no relacionamento com a sua profissão e o Artur Jorge tinha»

O antigo futebolista do Benfica António Simões recordou as facetas de "companheiro, sindicalista e treinador" de Artur Jorge, que morreu esta madrugada, aos 78 anos, e em quem reconheceu "um homem intelectualmente e culturalmente à frente". 

Fundadores do "terceiro sindicato em Portugal, em 1972", juntamente com "Toni, Eusébio, Pedro Gomes, entre outros", Simões recordou a escolha de Artur Jorge, que ele próprio 'exigiu' que fosse o primeiro presidente do organismo.

"Reconheci no Artur Jorge, porque era um homem intelectualmente e culturalmente à frente, que devia ser ele a pessoa indicada para presidir. Passados todos estes anos, acho que exigi como devia fazer, ou seja, reconhecer com humildade a sua superior capacidade, culturalmente, para ser o primeiro presidente", recordou António Simões à agência Lusa.

Como "treinador de grande sucesso", António Simões considerou que o percurso de Artur Jorge, "campeão europeu no FC Porto, campeão em França e, depois, selecionador nacional" traduz capacidades que "ainda hoje" são "válidas" para se ser treinador.

"É necessário ser intelectualmente e culturalmente forte, não chega perceber do jogo e do treino. É preciso também alguma intelectualidade no relacionamento com a sua profissão e o Artur Jorge tinha", comentou.

Pub
17:58 22.02.2024

PSG dedica vídeo a Artur Jorge

En mémoire à Artur Jorge, pour toujours dans le cœur des Parisiens.

À notre ancien entraîneur. Nous ne t’oublierons jamais.

Reposez en paix Monsieur Artur Jorge. ?? pic.twitter.com/Amz1OyxBYL

17:25 22.02.2024

Bandeirinha: «Artur Jorge fazia-nos acreditar naquilo que éramos capazes de fazer»

"Era uma pessoa exigente, simpática, com um grande conhecimento a nível futebolístico, que nos ensinou imensas coisas", afirmou Bandeirinha, de 61 anos, em declarações aos canais de comunicação do FC Porto.

Bandeirinha, que esteve no início da caminhada do FC Porto rumo à conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1986/87, recorda Artur Jorge como um treinador que "tinha sempre palavras de incentivo e de motivação".

"[Artur Jorge] fazia-nos acreditar naquilo que éramos capazes de fazer e foi nesse sentido que fizemos o percurso que fizemos e conquistámos as taças que conquistámos", acrescentou o antigo defesa.

16:13 22.02.2024

Mourinho recorda Artur Jorge: «Portugal esqueceu que havia um histórico do nosso desporto...»

José Mourinho reagiu esta quinta-feira à morte de Artur Jorge, "um grande cavalheiro e um senhor de classe ímpar". Em declarações à RTP1, o treinador português, que está sem clube desde que deixou a Roma no mês passado, lembrou uma das figuras "mais marcantes do futebol português".

 

"Obviamente que era esse grande cavalheiro, um senhor de uma classe ímpar. Classe essa que eu tenho o privilégio de poder dizer que se prende a toda a sua família. Sinto-me privilegiado pelos poucos contactos que tive. A história do futebol português é a história dos treinadores em Portugal, e é seguramente o primeiro treinador em Portugal a ser culto, a interessar-se por cultura, por livros, por estudos. E depois é a história. A história que se faz ou que não se faz", começou por dizer.

Pub
15:59 22.02.2024

Candidatura de Villas-Boas: «A sua visão, paixão e excelência serviram de inspiração para muitos»

A candidatura 'Só há um Porto', liderada por André Villas-Boas, deixou uma nota de condolências pelo falecimento de Artur Jorge, antigo jogador e treinador do FC Porto.

"Artur Jorge deixou uma influência profunda no mundo do futebol, tanto em Portugal como internacionalmente, deixando um legado eterno. Foi um verdadeiro pioneiro ao conduzir o FC Porto à conquista do título europeu de clubes em 1987, um feito histórico para o clube. Além disso, ao longo de sua trajetória no FC Porto, conquistou três Campeonatos Nacionais, três Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça de Portugal. A sua visão, paixão e excelência, como jogador e treinador, serviram de inspiração para muitos, deixando uma marca indelével no desporto que tanto amava", pode ler-se numa nota que termina com André Villas-Boas a enviar "as mais sinceras condolências, reconhecendo e agradecendo os anos de dedicação ao serviço do FC Porto". 

14:56 22.02.2024

Sérgio Conceição: «Um homem de princípios e de títulos, que tantos e tão importantes nos deu»

Partiu um dos nossos, um PORTISTA. Um homem de princípios e de títulos, que tantos e tão importantes nos deu.

Partilhamos muita coisa, de Coimbra ao Porto. Foi ele que me abriu as portas da Seleção.

Parte um senhor, um verdadeiro pioneiro do nosso Futebol.

Até sempre, Artur! pic.twitter.com/Is0zR4b0TE

14:51 22.02.2024

Madjer: «Gostaria de apresentar as minhas sinceras condolências à sua família e ao FC Porto»

Madjer: “Tomei conhecimento da triste notícia do falecimento do meu antigo treinador Artur Jorge, com quem conquistei vários títulos incluindo a Taça dos Campeões Europeus de 1987. Gostaria de apresentar as minhas sinceras condolências à sua família e ao FC Porto. Descansa em… pic.twitter.com/aRIUuvN3Q3

Pub
14:04 22.02.2024

João Pinto: «Todos acreditávamos nele como treinador e como homem»

"Era uma pessoa que na altura em que veio treinador o FC Porto tinha uma cultura acima da média. Percebia de futebol e todos acreditávamos nele como treinador e como homem. É triste para o FC Porto, para quem trabalhou com ele e para o futebol português e europeu."

"O que me vem logo à cabeça quando penso nele é o intervalo do jogo de Viena. Corrigiu o que estava menos bem e lembro-me perfeitamente de uma frase que disse: ‘Têm 45 minutos para ficarem na história’. Isso galvanizou-nos e deu frutos."

Pub
13:42 22.02.2024

Nota de pesar do Real Madrid

Mensagem de condolências do Real Madrid: 

"O Real Madrid, o seu Presidente e a sua direção lamentam profundamente o falecimento de Artur Jorge, histórico jogador e treinador do futebol português e mundial.

O Real Madrid deseja expressar as suas condolências e afeto à sua família, aos seus companheiros de equipa, aos seus clubes e a todos os seus entes queridos.

Artur Jorge jogou no FC Porto, Académica, Benfica, Belenenses e Rochester Lancers. Como treinador, teve uma longa carreira dirigindo numerosas equipas europeias, asiáticas e africanas. Em 1987, ganhou a Taça dos Campeões Europeus com o FC Porto. Foi também selecionador nacional de Portugal, Suíça e Camarões.

Artur Jorge faleceu aos 78 anos de idade. Que descanse em paz".

Comunicado Oficial: fallecimiento de Artur Jorge.#RealMadrid

13:38 22.02.2024

João Paulo Correia: «Personalidade marcante no futebol português»

Faleceu Artur Jorge. São inúmeros os feitos como jogador, treinador e selecionador nacional. Será sempre recordado como o primeiro treinador português campeão europeu e como uma personalidade marcante no Futebol português. À família e amigos, os meus sentimentos. pic.twitter.com/Uym8HIEzwr

13:35 22.02.2024

Marcelo Rebelo de Sousa: «Será sempre lembrado pelo seu percurso»

Numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa "lamenta a morte do treinador de futebol Artur Jorge, apresentando à sua família as mais sentidas condolências".

Segundo o chefe de Estado, "Artur Jorge será sempre lembrado pelo seu percurso como treinador de futebol, nomeadamente, e entre os vários títulos alcançados, pela conquista da Taça dos Campeões Europeus em 1987".

Pub
13:25 22.02.2024

Sérgio Conceição: «Foi ele que me convocou para a Seleção pela primeira vez»

Sérgio Conceição lamentou a morte de Artur Jorge em declarações ao Porto Canal. O treinador dos dragões lembrou um homem "de trato fácil" que o lançou pela primeira vez na Seleção Nacional. 

"E uma perda enorme para o país, para o futebol e desporto em geral, e mais concretamente para o FC Porto. Quero enviar um abraço para a família, da minha parte, do grupo e da minha família também. Houve muita ligação entre mim e o Artur Jorge, foi ele que me convocou para a Seleção pela primeira vez. Tive o azar de me magoar duas vezes e à terceira fui internacional nas Antas com ele", começou por dizer Conceição, lembrando depois que a sua entrada no futebol foi graças a alguém próxima do Rei Artur.

Sérgio Conceição: “Foi uma inspiração para todos” pic.twitter.com/9FUvrPU4lC

Pub
12:41 22.02.2024

PSG recorda Artur Jorge: «Em 1991 contratámos essa personagem erudita e francófona»

Artur Jorge nous a quittés

12:39 22.02.2024

«É hoje ou nunca mais»: Pinto da Costa recorda palavras de Artur Jorge que mudaram história do FC Porto

Em nome da iniciativa Todos pelo Porto, manifesto o nosso pesar pelo falecimento de Artur Jorge, um portuense enorme, um atleta singular. Um treinador inspirador e galvanizador com quem celebramos a primeira conquista europeia do Futebol Clube do Porto, em 1987.

Nessa noite,… pic.twitter.com/YQtX8yRyNb

12:25 22.02.2024

Francisco J. Marques: «Será sempre um nome incontornável quando se discute a lista dos melhores treinadores portugueses»

Morreu Artur Jorge, o treinador da extraordinária conquista de Viena, o treinador do espetacular futebol do título 84/85, quando os adeptos seguiam a equipa em todos os jogos - na vitória na Luz (golo de Gomes) estiveram mais de 30 mil Dragões.

Artur Jorge foi o primeiro… pic.twitter.com/WkaeQWVzeU

Pub
11:57 22.02.2024

Humberto Coelho: «Não foi apenas um grande jogador e treinador, mas também uma grande pessoa»

Mensagem de condolências de Humberto Coelho, vice-presidente da FPF e antigo colega de equipa de Artur Jorge:

"O Artur Jorge não foi apenas um grande jogador e treinador de futebol, mas também uma grande pessoa. Tivemos momentos muito bons, enquanto adversários, estava ele na altura na Académica, ou depois quando foi meu colega no Benfica e na Seleção Nacional. Construímos uma amizade muito forte. É um momento muito triste para todo o futebol".

11:55 22.02.2024

Fernando Gomes: «Artur Jorge sempre prestigiou o futebol nacional na Europa e no Mundo»

Mensagem de condolências do Presidente da FPF, Fernando Gomes:

"Foi com grande consternação e tristeza que tomei conhecimento da morte de Artur Jorge, um figura indelével do futebol português. 

Jogador de grande gabarito, internacional por 16 vezes, Selecionador Nacional em duas ocasiões e, como treinador principal, campeão europeu ao serviço do FC Porto, Artur Jorge sempre prestigiou o futebol nacional na Europa e no Mundo.

Teve passagens marcantes pelo futebol francês, onde foi um grande elo de ligação com a comunidade emigrante lusa, e acima de tudo foi uma pessoa que sempre pautou a sua conduta pelos mais exigentes padrões da ética pessoal e desportiva. 

Grande intelectual, pessoa com um perfil afável, humilde e discreto, foi igualmente o primeiro treinador português a conquistar uma Taça dos Campeões Europeus, ao serviço do FC Porto. Todos os amantes do futebol recordam com grande carinho essa conquista indiscutivelmente fundadora, no final dos anos 80, do ressurgimento do futebol nacional nos grandes palcos internacionais. 

A toda a família e amigos do Artur Jorge, envio, em nome da FPF, envio as mais sentidas condolência e a garantia que o futebol português sempre o recordará com eterna saudade."

11:52 22.02.2024

Shéu Han: «Foi sempre uma referência»

Shéu Han, antigo jogador do Benfica e atualmente na estrutura dos encarnados, também já manifestou pesar pela morte de Artur Jorge: "É um dia triste. Dar um abraço de solidariedade à família. Foi um colega excecional, tive o privilégio de poder dividir o mesmo balneário. Foi sempre um elemento muito solícito em relação aos mais novos. Transmitia algo diferente daquilo que era normal na altura. Foi sempre uma referência", começou por referir em declarações BTV.

E prosseguiu, falando de Artur Jorge como treinador: "Sempre muito preocupado. Agradeço ter-me convidado para ser seu adjunto, mas na altura achava que não estava preparado para isso. Era um gesto de confiança que tinha para com os mais novos. Era um treinador muito organizado e que queria sempre levar as coisas no sentido mais construtivo. Marcou-nos muito".

Pub
11:44 22.02.2024

Nota de pesar da Liga Portugal

"A Liga Portugal lamenta profundamente o falecimento de Artur Jorge, antigo internacional português, que se notabilizou tanto como jogador e treinador ao serviço de FC Porto, Benfica e Académica.

Natural do Porto, Artur Jorge nasceu a 13 de dezembro de 1946. Enquanto jogador, começou a carreira no FC Porto, destacou-se na Académica e foi no SL Benfica que conquistou quatro títulos de campeão nacional, assim como duas Taças de Portugal. Foi internacional português por 16 vezes.

Terminada a carreira com 215 golos em 316 jogos, enveredou pela carreira de treinador, assumindo o comando técnico de Belenenses, Portimonense e depois FC Porto, clube que conduziu à conquista da então chamada Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1987, assim como a três títulos nacionais e uma Taça de Portugal. No estrangeiro, venceu troféus em França, pelo Paris Saint-Germain, na Rússia e na Arábia Saudita, tendo assumido igualmente o papel de Selecionador Nacional em duas ocasiões.

À família enlutada e a todos os adeptos em geral, a Liga Portugal endereça as mais sentidas condolências".

11:43 22.02.2024

«O Artur será sempre uma das figuras mais importantes e respeitadas do futebol português»

Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores, já manifestou o seu profundo pesar. "Foi com enorme tristeza que recebi a notícia do falecimento de Artur Jorge e as minhas primeiras palavras são para a sua família e amigos próximos, neste momento de profunda dor. O Artur será sempre uma das figuras mais importantes e respeitadas do futebol português. O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol deve ao Artur Jorge a liderança da primeira comissão executiva. Trata-se de um dos nossos pais fundadores, a quem devemos a coragem, o espírito de missão e o sacrifício para dar vida a estrutura sindical, em plena ditadura. Quis o destino que nos deixasse na véspera do aniversário da organização que ajudou a fundar, sendo da mais inteira justiça, em nome de todos os futebolistas, das mais diversas gerações, prestar-lhe a mais sincera homenagem", pode ler-se em comunicado.

"O Sindicato e os Jogadores têm memória, nunca o esqueceremos e tudo faremos para preservar o seu legado pessoal, bem como os ensinamentos que a sua geração nos deixou", conclui-se.

 

Um homem bom, que respirava futebol e esteve sempre do lado das causas certas. Descanse em paz Artur Jorge, obrigado pelas coisas bonitas."

 

11:38 22.02.2024

«O homem que deu dignidade ao futebolista em Portugal»: a reação oficial do Benfica à morte de Artur Jorge

Fernando Seara, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, foi o porta-voz da reação oficial do clube encarnado à morte de Artur Jorge: "Em nome do Sport Lisboa e Benfica, um sentido de pêsames à família de Artur Jorge. Em recordo o Sr. Artur Jorge porque eu já tenho idade e lembro-me do Sr. Artur Jorge vir de Coimbra para o Benfica e para mim há três marcas: o jogador, e também o goleador, depois o treinador, com conquistas, e depois um elemento importante neste tempo. O Sr. Artur Jorge foi um dos homens do Benfica e de outros clubes que deu sentido ao sindicalismo no futebol português. A dignidade do futebolista também teve nele uma marca e uma referência, mas para mim, como benfiquista, recordo aquela subtileza e aquela mestria, aqueles golos de cabeça que no velho estádio me fizeram saltar tantas e tantas vezes. Repito, o Sport Lisboa e Benfica expressa os sentidos pêsames. Eu recordo o jogador, o treinador e também o homem que deu dignidade ao futebolista em Portugal. Estou certo que, onde quer que esteja, que estaremos a acompanhá-lo."

Pub
11:37 22.02.2024

«Para sempre um nome ligado ao nosso futebol»

Para sempre um nome ligado ao nosso futebol. Descansa em paz, Artur Jorge. pic.twitter.com/uB0wCRjItp

11:36 22.02.2024

Valdo: «Era uma pessoa fantástica»

Valdo, treinado por Artur Jorge no PSG, também já reagiu à morte de Artur Jorge: "Foi com grande tristeza que fiquei a saber da morte de Artur Jorge, com quem tive o privilégio de trabalhar no PSG e como seu adjunto na Argélia, em 2016. É um dia muito, muito triste. Além do grande profissional que foi, era uma pessoa fantástica. É uma perda muito grande. Era um homem muito recatado e dotado de uma capacidade intelectual bem acima da média. Era amigo do seu amigo e eu tive o privilégio de conviver com ele na Argélia, morávamos juntos no mesmo apartamento. Aprendi muito com ele e, ao contrário do que muita gente pensava, era muito engraçado", disse à BTV. 

Pub
11:13 22.02.2024

António Bastos Lopes: «Um dos pontas de lança com pezinhos de ouro»

António Bastos Lopes, antigo jogador do Benfica, também já reagiu à morte de Artur Jorge: "Joguei com ele nos seniores do Benfica. Um dos pontas de lança com pezinhos de ouro, não se dava por ele mas desde que houvesse cruzamento era o Arthur Jorge que aparecia para cabecear e fazer o golo. Muito inteligente, muito sério no que fazia. Depois vimos a qualidade dele como técnico", afirmou à BTV.

11:11 22.02.2024

Toni: «O futebol fica mais pobre»

Toni reagiu à morte de Artur Jorge em declarações à BTV: "É uma notícia que nos deixa tristes porque, embora sendo quase uma morte anunciado , fruto da doença que tinha há muito, é uma parte de nós que parte. Conheci o Artur Jorge quando eu era júnior do Anadia e ele era júnior do FC Porto. Tivemos confrontos para o campeonato, cimentámos a nossa amizade na Académica e depois tivemos momentos bons enquanto jogadores, partilhando as cores do Benfica. Depois, cada um seguiu a sua carreira. É um treinador que marca a história do FC Porto, tendo sido o primeiro a ser campeão europeu. O futebol fica mais pobre. São palavras sentidas para alguém que deu um contributo ao futebol como jogador, treinador e selecionador".

O antigo jogador do Benfica também deixou elogios à qualidades de Artur Jorge enquanto futebolista: "Era um jogador, fino, inteligente, elegante, com um sentido de oportunidade muito grande e com um futebol de cabeça muito forte".

11:06 22.02.2024

Notícia já em França

A morte de Artur Jorge está igualmente em destaque no 'L'Équipe': o treinador português conquistou a liga e uma Taça de França ao serviço do PSG 

Pub
10:43 22.02.2024

"Tão inesquecível como aquela noite de Viena"

O FC Porto já reagiu à morte do seu antigo treinador: "Tão inesquecível como aquela noite de Viena. Artur Jorge será sempre um de nós. Até sempre, Mister", pode ler-se nas redes sociais dos dragões

Tão inesquecível como aquela noite de Viena. Artur Jorge será sempre um de nós.

Até sempre, Mister

O FC Porto envia sentidas condolências à família e amigos. pic.twitter.com/37f7LjAo28

10:42 22.02.2024

Morreu Artur Jorge

O futebol português está de luto. Artur Jorge, antigo selecionador nacional e treinador de FC Porto e Benfica, faleceu esta quinta-feira aos 78 anos, vítima de doença prolongada.

Pub
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Futebol Notícias
Notícias Mais Vistas