A Coreia do Norte sagrou-se tricampeã do mundo de sub-17 de futebol feminino, ao vencer na final a Espanha, por 4-3, nos penáltis, após a igualdade 1-1 no tempo regulamentar, juntando este cetro ao de sub-20.
Depois de em setembro ter conquistado o terceiro título de sub-20, na Colômbia, repetindo os êxitos de 2006 e 2016, a Coreia do Norte arrebatou o terceiro triunfo no escalão mais baixo, tal como em 2008 e 2016, sucedendo à finalista e atual bicampeã Espanha.
Perante 18.410 espetadores, no Estádio Félix Sánchez, na capital da República Dominicana, Celia Segura deu vantagem à Espanha, aos 61, mas Jon Il Chong, que viria a ser eleita a melhor jogadora da competição, empatou, quatro minutos depois, numa igualdade que perdurou até ao final do tempo regulamentar.
Na lotaria dos penáltis, a Coreia do Norte converteu quatro - apenas Jong Pok-yong desperdiçou a cobrança -, enquanto a Espanha falhou duas, por Íris Santiago e Paula Comendador, a melhor marcadora do torneio, com cinco golos.
A Coreia do Norte destacou-se no historial da competição, com três títulos, mais um do que a Espanha, enquanto Japão, Coreia do Sul e França detém um cada.
Leoas seguem invencíveis
Tarde de goleada no Seixal
Treinadora do Chelsea lembra diferenças de tratamento no futebol
Treinador do Benfica quer dar seguimento ao bom momento dos encarnados depois da vitória (5-1) em Guimarães
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Atacante já marcou 2 golos pelo Radomiak Radom de João Henriques