O Académico de Viseu garantiu este sábado a continuidade na 2.ª Liga, ao vencer fora o Merelinense por 1-0, com um golo de Bura, na segunda mão do playoff.
Os viseenses traziam uma vantagem de 2-0 da primeira mão e foram melhores, gerindo-a com experiência e consumando a vitória, após várias oportunidades desperdiçadas, com um belo livre direto de Bura, aos 78 minutos.
Com um Merelinense, do Campeonato de Portugal, a tentar pela primeira vez a subida à II Liga e a acusar a consequente ansiedade, o Académico de Viseu criou a primeira grande oportunidade de golo aos 21 minutos, com um erro crasso de Luiz Alberto a permitir a Zé Paulo ficar na cara de Rui Rego.
Contudo, o avançado dos viseenses atirou contra o guarda-redes da casa, desperdiçando a melhor oportunidade da primeira parte.
A resposta do Merelinense chegou no minuto seguinte com um remate à entrada da área de Vasco Braga que Ivo defendeu com dificuldade.
Aos 36 minutos, Sandro Lima teve espaço na área, mas demorou muito tempo e, aos 43, grande ocasião para o Merelinense: bom trabalho individual de Miguel Crespo na área, mas Ivo defendeu para canto o remate.
O Académico de Viseu voltou a entrar mais forte na segunda parte e, aos 59 minutos, Tiago Borges ficou muito perto de inaugurar o marcador.
Aos 65, o Merelinense criou uma boa ocasião após a sua melhor jogada coletiva do encontro, mas o remate de Jóni, em boa posição, saiu muito por cima.
Três minutos depois, Sandro Lima, isolado, desperdiçou nova excelente oportunidade para o Académico de Viseu após um rápido contra-ataque.
O Académico de Viseu era bem mais perigoso e, aos 72 minutos, o central João Faria 'roubou' o golo a Tiago Borges, com a bola ainda a embater no poste.
Mas a equipa forasteira marcaria mesmo, por Bura, na conversão perfeita de um livre direto (78). O jogo não terminaria sem um falhanço inacreditável de João Martins aos 90+2 que daria o segundo para os viseenses.
Jogo no Estádio João Soares Viera, em Merelim S. Pedro, Braga.
Merelinense - Académico de Viseu, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
0-1, Bura, 78 minutos.
Equipas:
- Merelinense: Rui Rego, Cara, Luiz Alberto, João Faria, Miguel Fernandes, Gustavo (Diogo Torres, 81), Joni (Telmo, 69), Miguel Crespo, Vasco Braga, Tijane (Bié, 58) e Tanela.
(Suplentes: Marcos, João Paulo, Davide, Telmo, Miguel Ângelo, Bié e Diogo Torres).
Treinador: Micael Sequeira.
- Académico de Viseu: Ivo, Tomé, Bruno Miguel, Bura, Stephane, Bruno Loureiro, Capela (João Martins, 90), Paná, Tiago Borges (Rui Miguel, 86), Sandro Lima e Zé Paulo (Luisinho, 71).
(Suplentes: Elísio, Joel, Tiago, Luisinho, Rui Miguel, João Martins e Zé Pedro).
Treinador: Francisco Chaló.
Árbitro: Bruno Paixão (Associação de Futebol de Setúbal).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Vasco Braga (37), Capela (37), Tijane (44), Sandro Lima (73), Tiago Borges (80), Bura (81), Miguel Crespo (83). O treinador do Merelinense, Micael Sequeira, recebeu ordem de expulsão (80).
Assistência: cerca de 2.000 espectadores.