Casa Pia e Penafiel empataram este domingo 3-3, em jogo da oitava jornada da 2.ª Liga, numa partida em que os lisboetas só alcançaram a igualdade com dois golos obtidos já nos descontos.
Num encontro com 'velhos conhecidos' da Liga em campo, nomeadamente o brasileiro Bruno César e o angolano Mateus pelos 'nortenhos' e o brasileiro Jefferson pelos casapianos, Bruno César começou cedo a mostrar que a qualidade do seu pé esquerdo nas bolas paradas estava ainda 'para as curvas' e foi assim que adiantou o Penafiel no marcador, aos cinco minutos, com um belo livre ao ângulo.
Quando o Casa Pia ainda procurava assentar o seu jogo, o Penafiel apresentou nova prova de objetividade e de eficácia. Desta feita, Bruno César assumiu, aos 19 minutos, o papel de 'assistente de luxo' e marcou o pontapé de canto no qual Paulo Henrique surgiu de rompante a cabecear para o segundo golo, repetindo a 'gracinha' aos 30 para novo golo de cabeça dos penafidelenses, agora por intermédio de Franco.
Com uma desvantagem de 3-0, o Casa Pia até podia mostrar algumas ideias interessantes no seu jogo, mas não tinha contundência para incomodar o guardião Luís Ribeiro. A reação só chegou mesmo aos 39 minutos, quando os anfitriões conseguiram reduzir para 3-1, num bom cabeceamento de Platiny, relançando a discussão do resultado ainda antes do intervalo.
A segunda parte iniciava sob o augúrio de uma reação forte do Casa Pia em busca do empate. Contudo, os minutos avançaram sem alterações no marcador e foi já em tempo de descontos, e após muitas 'mexidas' dos dois treinadores, que, finalmente, se cumpriu a expectativa: Malik, aos 90+1, e Godwin, aos 90+5, demonstraram que as apostas do treinador Filipe Martins foram mais acertadas e assinaram os golos que evitaram uma derrota que já se anunciava.
Perante este empate, as duas equipas permanecem separadas por um ponto na classificação. O Penafiel subiu provisoriamente ao sexto lugar, com 11 pontos, enquanto o Casa Pia iguala Arouca e Cova da Piedade no grupo de equipas alojadas no oitavo posto, com 10 pontos.
Jogo no Estádio Pina Manique, em Lisboa.
Casa Pia - Penafiel, 3-3.
Ao intervalo: 1-3.
Marcadores:
0-1, Bruno César, 5 minutos.
0-2, Paulo Henrique, 19.
0-3, Franco, 30.
1-3, Platiny, 39.
2-3, Malik, 90+1.
3-3, Godwin, 90+5.
Equipas:
Casa Pia: Van der Laan, Martins, Zach, Arghus, Jefferson (Godwin, 59), Christian (Vítor Gonçalves, 34), Romeu Ribeiro, Poloni, Alex (Djoussé, 77), Platiny e Vitó (Malik, 59).
(Suplentes: João Victor, Sávio, Zolotic, Silvera, Djoussé, Ricardo Fernandes, Malik, Vítor Gonçalves e Godwin).
Treinador: Filipe Martins.
Penafiel: Luís Ribeiro, Vitinha, Vini, David Santos, Paulo Henrique, Franco (Rafa Sousa, 90+2), Simão, Bruno César (João Amorim ,65), Ludovic (Pedro Prazeres, 90+1), Gustavo Henrique (Wagner, 65) e Mateus (Pedro Soares, 73).
(Suplentes: Emanuel Novo, Cassiano, Ronaldo Tavares, Wagner, João Amorim, Rafa Sousa, Pedro Prazeres e Pedro Soares).
Treinador: Pedro Ribeiro.
Árbitro: João Malheiro Pinto (AF Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Christian (17), Simão (28), Vini (40), Jefferson (40), Arghus (43), Franco (54), Godwin (79).
Assistência: Jogo à porta fechada devido à pandemia de covid-19