Mário Costa renunciou, esta quarta-feira, ao cargo de presidente da Mesa de Assembleia Geral da Liga. A decisão foi tomada logo ontem - na sequência das buscas do SEF à sua casa e academia, a BSports, por suspeitas de tráfico humano - e comunicada hoje aos restantes órgãos sociais da LPFP na reunião de emergência convocada por Pedro Proença.
Recorde-se que o presidente da Liga Portugal convocou esta reunião de emergência com os presidentes dos vários órgãos sociais da Liga com o intuito de avaliar "o impacto das notícias mais recentes relacionadas com o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Mário Costa, na gestão e estabilidade" do organismo.
Em comunicado enviado à Lusa, o advogado de Mário Costa frisa que a renúncia teve por objetivo "resguardar a Liga Portugal e os Clubes de qualquer eventual prejuízo de imagem". A fechar a nota, uma garantia: "Quando tudo estiver esclarecido e o processo for arquivado, o Dr. Mário Costa voltará a colaborar com a Liga com o mesmo entusiasmo de sempre."
Entretanto, a Liga Portugal também confirmou, em comunicado, a decisão de Mário Costa renunciar ao cargo de Presidente da MAG da Liga Portugal. "No decurso da reunião de urgência convocada pelo Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, com os presidentes dos três Órgãos Sociais da instituição – Mesa da Assembleia Geral, Conselho Jurisdicional e Conselho Fiscal -, o Dr. Mário Costa informou da decisão de renunciar ao cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portugal. Mais se informa que serão, agora, desencadeados os procedimentos estatutariamente previstos para garantir a normal gestão e a estabilidade do funcionamento da Instituição", pode ler-se.
Eis o comunicado do advogado Mário Costa:
"Venho por este meio informar que o meu cliente, Senhor Dr. Mário Costa, decidiu renunciar ao cargo de Presidente da Mesa de Assembleia Geral para resguardar a Liga Portugal e os Clubes de qualquer eventual prejuízo de imagem, com o processo que tem sido amplamento noticiado e deriva de deturpações e denúncias caluniosas, decisão que já tinha tomado e que acabou de comunicado, em primeira mão, na reunião que teve há pouco com o Presidente da Liga, com o Presidente do Conselho Fiscal e com o Presidente do Conselho Jurisdicional.
"Um qualquer dano de imagem seria o contrário do que o Dr. Mário Costa tem defendido e por que vem lutando há 7 anos.
"Quando tudo estiver esclarecido e o processo for arquivado, o Dr. Mário Costa voltará a colaborar com a Liga com o mesmo entusiasmo de sempre".
[notícia atualizada às 19:45]