Rui Águas foi um dos oradores convidados para o segundo dia do fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol e, à margem do evento, falou sobre aquelas que são as opções mais imediatas para a frente de ataque da Seleção, no caso Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo.
"O Gonçalo teve um salto enorme. Ele tem um potencial físico e técnico enormes, é um rapaz que, no ar, joga de uma forma que hoje em dia não se vê muito. É muito completo e ajuda na vertente defensiva, é o jogador com quem mais me identifico desde que deixei de jogar, ainda que ele seja melhor e mais completo. A experiência que os jovens de agora adquirem com as seleções, coisas que eu e muitos jogadores não tivemos, e com jogos internacionais é algo benéfico. A forma como ele se impôs no ano passado e a consistência que revela faz-nos esperar grandes coisas", começou por destacar, dando também ênfase ao percurso de Cristiano Ronaldo: "Houve um trajeto e os números falam por si. Ele é um fenómeno físico, técnico e mental e a evolução da sua posição tem a ver com o avançar da idade, que o aproximou mais do meio. Uma pessoa especializa-se e a experiência trouxe-lhe outras armas noutras posições. Dificilmente se podia pedir mais".
Perante isto, qual dos dois escolheria o treinador Rui Águas para ser a referência ofensiva da sua equipa? "Poderão jogar os dois, mas, neste momento, em termos coletivos, o Gonçalo é mais forte. Preenche mais espaços e tem uma técnica incrível. A nível de finalização o Cristiano Ronaldo está acima de quase todos no mundo, mas finalizam os dois bem. O Cristiano leva a experiência e o Gonçalo a frescura física que lhe dá a possibilidade de ser mais um quando a equipa perde a bola", vincou.
Rui Águas concluiu abordando a chegada de Roberto Martínez à Seleção Nacional: "Ele já tem experiência numa seleção, assim como eu tive uma excelente num país do qual gosto muito, no caso Cabo Verde. É um trabalho criterioso, não é fácil mudar muitas coisas. No entanto, há a questão da atitude, da interação com os jogadores e da observação.... Há outras formas de se ser bom enquanto selecionador. Está-se muito mais limitado, mas nós temos imensos jogadores incríveis".
Por Diogo MatosApós lesão de Lukebakio ao serviço da seleção belga
Jovem do Benfica esperava pena suspensa
Águias jogaram com 10 desde o minuto 30 e não foram felizes a finalizar
Águias jogaram com 10 desde os 30' por expulsão de Caroline Moller e foram derrotadas pelo Paris FC (0-2)
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Vitinha, João Neves, Nuno Mendes, Rodrigo Mora, Deco, Luís Campos e Jorge Mendes também na corrida aos galardões
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso
Conjunto de Vincenzo Montella deu pela falta de um relógio e dois anéis
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher