Talisca acusou Jorge Mendes de querer alterar o seu prémio de assinatura "acima do aceitável" e de o forçar a ir para o Manchester United em 2018, quando voltou do empréstimo ao Besiktas e acabou transferido pelo Benfica para o Guangzhou por 19 milhões de euros.
"As pessoas perguntam-me por que não fui para o Manchester. Eu tinha um problema sério com um antigo empresário do Cristiano Ronaldo, que era o Jorge Mendes. Quando eu cheguei ao Benfica, assinei um contrato de parceria com o meu empresário do Brasil e com o Jorge Mendes. Ou seja, era ele que me representava fora do Brasil. Nessa transação do Besiktas para o Manchester, só que eu estava emprestado e pertencia ao Benfica, eram 45 milhões de euros em cima da mesa, todos reunidos, com os empresários cada um a falar da sua parte... Só que aconteceu uma coisa muito chata do 'cara' querer mexer no meu salário [Jorge Mendes]. Foi algo muito louco. Foi aí que eu disse que não queria ir. Na verdade, queria mexer na minha luva [n.d.r.: prémio de assinatura]. Os trâmites da bola, coisas que não acontecem só na Bahia. É um procedimento normal, só que este era acima do aceitável e foi por isso que eu disse que não. Ele já tinha assinado um documento em branco com o meu nome a dizer 'aceito ir para o Manchester United'."
No entender do médio, de 29 anos, o facto de ter recusado o Manchester United levou a que não fosse chamado à seleção brasileira e a que alguém ocupasse o seu lugar no clube inglês. "Como eu não assinei com o Manchester, não fui convocado nas três semanas seguintes para o Mundial'2018 e o Fred vai no meu lugar. Quando o Fred vai no meu lugar, ele sai do treino do Shakhtar e assina com o Manchester. Estão a entender? Antes, no futebol, o Jorge Mendes tinha muita influência, hoje já não. Hoje há muitos empresários bons."
Por RecordSaiba a quem entregará os pelouros se for eleito presidente das águias
Médio sente-se pressionado para corresponder às expectativas depositadas pelo clube
Avançado africano tece rasgados elogios ao treinador português
Antigo médio encarnado nota melhorias no rendimento da equipa comandada por José Mourinho
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português