Your browser doesn’t support HTML5 video
O Conselho de Disciplina da FPF determinou o arquivamento do processo disciplinar resultante da queixa apresentada pelo Sporting à Comissão de Instrutores da Liga, acusando Pepe de agressão a Coates durante o clássico disputado em Alvalade, a 11 de setembro.
A leitura dos leões acerca do lance foi a de que não tinha sido revisto pela equipa de arbitragem, sustentando a existência de uma agressão de Pepe a Coates aos 32’. Durante o trabalho realizado pela Comissão de Instrutores, foi apurado que o árbitro Nuno Almeida de facto não teve consciência de toda a extensão do lance.
Todavia, tanto o VAR João Pinheiro como o AVAR Tiago Costa referiram ter realizado a revisão da jogada, que poderia ter custado a Pepe a expulsão numa fase ainda prematura da partida, sendo penálti por ter ocorrido dentro da área. Face a esses testemunhos, nem sequer foi perguntado a Nuno Almeida se, face ao visionamento das imagens, se mudava a sua análise do lance que inicialmente até levou os leões a solicitar um auto de flagrante delito.
A CI remeteu o processo ao CD a 13 de dezembro, pouco mais de três meses após o clássico, com proposta de arquivamento. Ontem, o órgão presidido por Cláudia Santos, confirmou a decisão "com fundamento no princípio da autoridade do árbitro, ‘field of play doctrine’, tendo em conta a visualização pelo VAR e pelo AVAR, em toda a sua extensão, do lance que esteve na origem da participação disciplinar."
A esse propósito, o responsável da comunicação leonina, Miguel Braga, já tinha sido taxativo, criando expectativas quanto à decisão do CD que acabam por sair frustradas. "Esperemos que da Federação, de forma mais ponderada, tenham acesso às imagens e façam justiça. Este é um caso de justiça elementar", considerou, deixando clara a posição dos leões.
Siga todas as incidências da 2.ª jornada da fase regular da Liga Europa
Técnico do FC Porto vincou confiança profunda nos seus jogadores
Espanhol começa receção ao Estrela Vermelha no banco
Consulte as opções iniciais de Francesco Farioli e de Vladan Milojevic para o embate no Dragão
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Venceu Taça do Canadá, chegou ao golo 300 e deixou Kroos para trás