Casillas é o 15.º estrangeiro na baliza... e o mais categorizado

Casillas pode ser o 15.º estrangeiro na baliza... e o mais categorizado
• Foto: reuters

Com a oficialização da transferência feita este sábado pelo Real Madrid, Iker Casillas tornar-se no mais categorizado de todos os guarda-redes estrangeiros na história do FC Porto. O espanhol será o 15.º estrangeiro a defender a baliza do clube, uma história que começou em 1939 com o húngaro Béla Andrasik, que ajudou os dragões a conquistarem o título de campeões nacionais precisamente nessa temporada de 1939/40.

Foi preciso esperar quase 40 anos para vermos outro estrangeiro com a camisola número 1 dos azuis-e-brancos, com a chegada do jugoslavo Perar Borota, em 1984/85. Mas essa foi, como muitas outras que se seguiram, uma experiência fracassada, já que Borota disputou apenas dois jogos.

PUB

O polaco Jozef Mlynarckzyk foi o primeiro guardião estrangeiro a deixar verdadeira marca no FC Porto. Jogou entre 1985/86 e 1988/98 e ganhou, entre outros títulos, a famosa Taça dos Campeões Europeus de 1987, em Viena. Disputou um total de 88 jogos com a camisola portista.

Depois do angolano Carlos Padrão e do sérvio Ivica Kralj não terem conseguido impor-se, o russo Sergei Ovchinikov conseguiu ser titular em duas épocas consecutivas (2000/01 e 2001/02), tendo completado 66 jogos com o FC Porto.

PUB

Helton histórico

Desde 2005 para cá, nada menos que oito guarda-redes estrangeiros passaram pelo clube, mas apenas Helton se afirmou sem contestação. O seu compatriota Fabiano Freitas, chegado em 2012/13, beneficiou da lesão de Helton para conseguir fazer 67 jogos.

O único espanhol antes de Iker Casillas a defender a baliza do FC Porto foi Andres Fernández, chegado na época passada, sob o comando de Julen Lopetegui, mas não realizou mais do que quatro jogos na equipa principal.

PUB

Os guarda-redes estrangeiros do FC Porto

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB