O Colectivo Ultras 95, uma das claques do FC Porto, manifestou-se esta quarta-feira contra a possível contratação de Fábio Coentrão.
Num comunicado divulgado na página oficial no Facebook, a claque começa por sublinhar que não se intromete "nas contratações do clube nem na sua gestão de plantel", mas que se vê "forçada" agora a dar a sua opinião.
"Pessoas que sempre insultaram e cuspiram os nossos adeptos, festejaram golos com gestos grosseiros, sempre destilaram ódio contra o nosso clube, fosse de vermelho, verde ou outro emblema, que se espumam com insultos racistas a atletas do nosso Clube não podem vestir a nossa camisola! Não entraremos pela vertente desportiva e pela condição física deplorável e temos todos a noção que esta é a opinião unânime dos nossos adeptos e não apenas do nosso grupo. Exigimos respeito pelo FC Porto e pelos seus adeptos e pedimos a quem tem o poder de decidir para não avançar com esta contratação!", concluem.
Resistências para ultrapassar até pelo ‘caso Marega’
Sem surpresa, os vários conflitos e picardias que Fábio Coentrão colecionou ao serviço de Benfica e Sporting nos muitos jogos disputados contra o FC Porto, alimentam, como ontem se percebeu nas redes sociais afetas aos dragões, sensações variadas entre os seus adeptos.
O facto de se ter assumido como sportinguista quando se mudou para Alvalade, em 2017, também contribuirá para uma certa resistência em torno da sua contratação. De resto, o próprio FC Porto já se envolveu institucionalmente num conflito de Fábio Coentrão com Marega, nas meias-finais da Allianz Cup de 2017/18.
À altura, o lateral insultou o maliano durante o clássico, um facto que os dragões evidenciaram e catalogaram como racismo na sua newsletter ‘Dragões Diário’.
Leia a mensagem do Colectivo Ultras 95 na íntegra:
"COMUNICADO C95 :
Nunca nos intrometemos nas contratações do Clube nem na sua gestão de plantel, mas neste caso vemo-nos forçados a dar a nossa opiniao.
Pessoas que sempre insultaram e cuspiram os nossos adeptos, festejaram golos com gestos grosseiros, sempre destilaram ódio contra o nosso Clube, fosse de vermelho, verde ou outro emblema, que se espumam com insultos racistas a atletas do nosso Clube não podem vestir a nossa camisola!
Não entraremos pela vertente desportiva e pela condição física deplorável e temos todos a noção que esta é a opinião unânime dos nossos Adeptos e não apenas do nosso Grupo.
Exigimos RESPEITO pelo FUTEBOL CLUBE DO PORTO e pelos seus ADEPTOS e pedimos a quem tem o poder de decidir para não avançar com esta contratação!
Viva o Futebol Clube do Porto!"