Frederico Varandas reconheceu este sábado, no programa 'Alta Definição', na SIC, que já recebeu ameaças enquanto presidente do Sporting, mas nunca se deixou intimidar.
"Quando houve ameaças disto e daquilo [enquanto presidente do Sporting], claro que avalio a ameaça mas, de certa forma, se cedesse a uma ameaça ia ter de colocar o meu lugar à disposição. Ia falhar, não estava preparado para ser presidente do Sporting nesse caso", considerou.
Depois, lembrou a sua participação na guerra do Afeganistão. "O Afeganistão deu-me uma lição, aprender a viver com o medo. Quando cheguei lá, fomos ativados porque havia ameaça de um veículo que estava possivelmente armadilhado para um ataque. Nos primeiros 10 segundos, vi 40 carros brancos daquela descrição. Andámos horas numa patrulha. Quando cheguei, o batimento cardíaco... E eu 'correu bem'. Depois fiz uma conta de cabeça e pensei que ia fazer aquilo seis meses. Pela primeira vez na vida coloquei na minha cabeça que não ia aguentar. Um dia fomos fazer outra patrulha, numa zona completamente controlada pelos talibãs. Começo a preparar-me e entra um oficial como eu. Ele fecha a porta, entrega-me uma carta, e diz-me que era para a namorada dele, caso algo corra mal. E eu digo-lhe que também ia com ele. Ele encosta-se à parede e vomita de ansiedade. Ele olha para baixo, limpa-se. Chega cá fora, está o pelotão dele à espera. E eu a pensar 'este estava com medo, a achar que ia acontecer alguma coisa, mas chega lá fora e está de cabeça levantada para os seus homens'. Eu aprendi que era normal ter medo. Aprendi que coragem não é não ter medo, é não ceder ao medo."
Gala que distinguiu personalidades do universo Sporting realizou-se no Hotel Sheraton, em Lisboa
Nas eleições de março do próximo ano
Presidente do Sporting recebeu o galardão de dirigente do ano nos Prémios Stromp
Capitão dos verdes e brancos recebeu prémio de futebolista do ano, mostrando-se ambicioso rumo à conquista da terceira Liga consecutiva
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League