Com o hastear da bandeira do clube, no exterior do Estádio D. Afonso Henriques, o V. Guimarães iniciou as comemorações do 101.º aniversário. O programa é extenso e prolonga-se pelo fim-de-semana, com visitas guiadas ao Estádio e Academia. Ainda esta sexta-feira, ao final da tarde, os sócios que completam 25 e 50 anos de filiação vão receber os respetivos emblemas de prata e ouro.
"É um dia em que conseguimos perceber a dimensão do Vitória. É sempre bom colocar os pés no chão e perceber a dimensão do Vitória. É um clube que nos traz muita responsabilidade porque queremos que este clube voe sempre mais alto", destacou o presidente dos vimaranenses, António Miguel Cardoso, à margem da cerimónia, assinalando, logo depois, o caminho que o V. Guimarães deve seguir: "O que é importante para o Vitória, e temos trabalhado isso, é o rigor e o controle financeiro. Achamos que também é muito importante fazer a terceira qualificação consecutiva para as competições europeias. Sentimos também que é importante fazer melhor figura nas competições europeias, é um desígnio nosso. Também achamos que devemos dar passos mais firmes em relação ao projeto da nova Academia. Temos de continuar a ter crescimento, mas com passos firmes. Não podemos dar passos muito grandes, que possam prejudicar o futuro do Vitória. Temos muitos sonhos, um grande compromisso. O nosso objetivo é que o Vitória possa crescer a médio/longo prazo de forma sustentada.
Já o presidente da assembleia geral, Belmiro Pinto dos Santos, destacou a ideia de que o clube "cada vez necessita mais do apoio da massa associativa. Este é mais um dia para festejar a existência e crescimento deste grande clube, que vive muito da sua dimensão humana, que está representada na sua massa associativa. Ao mesmo tempo, assinalou que seria "importantíssimo" o Vitória festejar o 102.º aniversário com um currículo desportivo mais recheado. "É disso que a massa associativa fala que é o não haver uma relação da dimensão humana com o currículo e os resultados desportivos. A dimensão do clube, a sua história, não tem sido aproveitada tanto como desejaríamos para obter resultados desportivos. Esperamos que as coisas melhorem e que no próximo ano possamos estar aqui a festejar algo mais que o aniversário".
Por Bruno FreitasVitorianos ficam com a maior fatia, de 4.910 euros
Treinador do V. Guimarães fez antevisão do embate com o Rio Ave na Liga Betclic
Acontecimentos remetem ao V. Guimarães-Benfica e ao Benfica-Casa Pia
Procura contra o Rio Ave o 4.º jogo seguido sem sofrer golos para a Liga
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana