Acácio Santos foi adjunto de José Peseiro na seleção da Nigéria e prepara-se para assumir uma carreira como treinador principal. Em entrevista à publicação sul-africana 'Soccer Laduma', o técnico de 44 anos recordou o seu percurso, a passagem pelas Super Águias e a amizade com José Mourinho.
"O José Mourinho e o Peseiro são amigos desde a faculdade. Conheci o Mourinho quando ele treinava o Chelsea. Depois, também estive com ele quando treinou o Manchester United. É uma das pessoas que mais admiro no mundo do futebol. Aprendi muito com ele, na forma de trabalhar e também como pessoa", lembrou.
Sobre o período que passou como adjunto de José Peseiro na seleção nigeriana, Acácio Santos recordou os desafios em treinar uma equipa com talentos como Boniface, Osimhen ou Ademola Lookman, confessando que ter de escolher entre tantos jogadores de qualidade "é difícil, mas não é duro".
"Acho que seria pior se não houvesse esse talento e termos que tentar encontrar alguém", sublinhou, acrescentando que "faz parte do trabalho ter que deixar alguns jogadores de fora, sendo que é uma dádiva ter que escolher" entre tanto talento. "Às vezes sentimos que não é justo e ficamos um pouco tristes quando temos de deixar alguns jogadores de qualidade de fora. Mas é o que é, esse é o nosso trabalho", frisou.
Os estudos em Barcelona foi outra fase destacada por Acácio Santos. "Teve um enorme impacto. Deu-me também uma forma entusiasmada de ver o jogo. Quando fiz o mestrado, fiquei muito feliz e emocionado porque a maioria dos treinadores eram do Barcelona. Tive um professor específico que eu considero o meu pai no futebol, Francisco Seirul-lo. Eu tive aulas com ele e percebi que este homem foi quem influenciou Louis van Gaal, Frank Rijkaard e Pep Guardiola", explicou.
'The Sun' desvenda bastidores da cedência do guarda-redes ao Trabzonspor, da Turquia
Extremo fez o golo da vitória sobre os Camarões (1-0) que deixou tubarões azuis muito perto da qualificação inédita para o Mundial
Internacional português "sempre disponível" para vestir as cores de Portugal
Internacional dinamarquês estava sem clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Evento decorre de 8 a 11 de outubro
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos