Boca Juniors já tem um novo Riquelme

Boca já tem um novo Riquelme
• Foto: GETTY IMAGES

Com apenas 18 anos, Leandro Paredes arrisca-se a tornar-se no novo ídolo dos adeptos do Boca Juniors.

Desde a saída conturbada do capitão Riquelme - após a derrota na final da Libertadores frente ao Corinthians -, os “hinchas” xeneizes assistiram a um período menos positivo da formação orientada por Julio César Falcioni, que perdeu o fulgor de outrora. O treinador começou a ser questionado pelas opções técnicas e, acima de tudo, táticas, mas manteve-se firme no comando do histórico de Buenos Aires. Como há males que vêm por bem, o treinador começou a apostar em jovens da “cantera” e eis que surgiu Leandro Paredes na equipa titular. Com 11 jogos disputados no atual Torneio Inicial argentino, o craque foi titular por sete ocasiões tendo apontado quatro golos (sempre aos pares).

PUB

Com excelente visão de jogo, técnica e remate, é normal que Paredes seja comparado com Riquelme. Confesso adepto das qualidades do seu antigo capitão, o jovem jogador nascido em San Justo em 1994 é agora a grande referência de uma equipa sem grandes estrelas individuais.

"Com apenas 16 anos, Paredes já se estreou na equipa principal do Boca Juniors, sendo considerado como o sucessor de Riquelme com a camisola 10 do emblema argentino. É o capitão da seleção argentina Sub-19 e tem dado nas vistas, ao ponto de já ter vários emblemas europeus de renome na corrida pela contratação. Um nome a seguir atentamente e com características muito especiais que fazem dele uma estrela que está a ser seguida atentamente no Velho Continente", escreveu Record no dia 28 de maio de 2011.

Mudança tática

PUB

Falcioni demorou mas percebeu que o Boca não podia continuar a jogar mais no 4x3x1x2 tão rotinado a Riquelme. A mudança foi feita, o Boca passou a jogar em 4x4x2 e os resultados começaram a aparecer.

Leandro Paredes, que inicialmente jogava na posição de Riquelme (n.º 10), descai agora para o flanco esquerdo do meio-campo. É muito frequente vê-lo pegar na bola e assumir o papel de maestro da equipa. Com enorme técnica e excelente remate, Paredes costuma surgir à entrada da área em boa posição.

Ultrapassou registo de Falcão

PUB

No passado encontro diante do Racing (3-1), Paredes bisou pela segunda vez neste campeonato. O craque do Boca demorou apenas três clássicos para fazer dois “bis” nestes jogos de grande importância – o outro havia sido frente ao San Lorenzo.

O único jogador que havia registado melhor performance neste capítulo foi… Radamel Falcão, aquando da sua passagem pelo River Plate. O antigo atacante do FC Porto, atualmente no Atlético Madrid, precisou de quatro clássicos para bisar em dois desses jogos especiais.

Leandro Paredes estreou-se no plantel principal com 16 anos, no encontro do Boca frente ao Argentinos Juniors, em novembro de 2010 sob o comando de Claudio Borghi, quando rendeu Lucas Viatri. Fanático pelo clube, ingressou no emblema xeneize aos 8 anos.

PUB

As comparações inevitáveis

Atualmente as comparações com Riquelme são inevitáveis. "Não gosto de comparações mas Riquelme é o meu ídolo. Mas se fazem essa comparação… lá saberão!", afirmou o jogador à imprensa argentina, que quando marcou de livre direto frente ao Racing, festejou da mesma forma que Riquelme e levou ao delírio o público do La Bombonera.

A cobiça dos gigantes europeus tem aumentado e, de acordo com a imprensa local, o Barcelona já terá manifestado intenções de garantir a contratação da pérola argentina.

PUB

Recorde-se que os clubes têm boa relação e recentemente assinaram um protocolo de cooperação das camadas jovens, que levou Sergio Araújo para o Barça B. "Chino" Araujo estreou-se com a camisola do Boca em 2009, pelas mãos de Alfio Basile.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Internacional Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB