Com apenas 18 anos, Leandro Paredes arrisca-se a tornar-se no novo ídolo dos adeptos do Boca Juniors.
Desde a saída conturbada do capitão Riquelme - após a derrota na final da Libertadores frente ao Corinthians -, os “hinchas” xeneizes assistiram a um período menos positivo da formação orientada por Julio César Falcioni, que perdeu o fulgor de outrora. O treinador começou a ser questionado pelas opções técnicas e, acima de tudo, táticas, mas manteve-se firme no comando do histórico de Buenos Aires. Como há males que vêm por bem, o treinador começou a apostar em jovens da “cantera” e eis que surgiu Leandro Paredes na equipa titular. Com 11 jogos disputados no atual Torneio Inicial argentino, o craque foi titular por sete ocasiões tendo apontado quatro golos (sempre aos pares).
Com excelente visão de jogo, técnica e remate, é normal que Paredes seja comparado com Riquelme. Confesso adepto das qualidades do seu antigo capitão, o jovem jogador nascido em San Justo em 1994 é agora a grande referência de uma equipa sem grandes estrelas individuais.
"Com apenas 16 anos, Paredes já se estreou na equipa principal do Boca Juniors, sendo considerado como o sucessor de Riquelme com a camisola 10 do emblema argentino. É o capitão da seleção argentina Sub-19 e tem dado nas vistas, ao ponto de já ter vários emblemas europeus de renome na corrida pela contratação. Um nome a seguir atentamente e com características muito especiais que fazem dele uma estrela que está a ser seguida atentamente no Velho Continente", escreveu Record no dia 28 de maio de 2011.
Mudança tática
Falcioni demorou mas percebeu que o Boca não podia continuar a jogar mais no 4x3x1x2 tão rotinado a Riquelme. A mudança foi feita, o Boca passou a jogar em 4x4x2 e os resultados começaram a aparecer.
Leandro Paredes, que inicialmente jogava na posição de Riquelme (n.º 10), descai agora para o flanco esquerdo do meio-campo. É muito frequente vê-lo pegar na bola e assumir o papel de maestro da equipa. Com enorme técnica e excelente remate, Paredes costuma surgir à entrada da área em boa posição.
Ultrapassou registo de Falcão
No passado encontro diante do Racing (3-1), Paredes bisou pela segunda vez neste campeonato. O craque do Boca demorou apenas três clássicos para fazer dois “bis” nestes jogos de grande importância – o outro havia sido frente ao San Lorenzo.
O único jogador que havia registado melhor performance neste capítulo foi… Radamel Falcão, aquando da sua passagem pelo River Plate. O antigo atacante do FC Porto, atualmente no Atlético Madrid, precisou de quatro clássicos para bisar em dois desses jogos especiais.
Leandro Paredes estreou-se no plantel principal com 16 anos, no encontro do Boca frente ao Argentinos Juniors, em novembro de 2010 sob o comando de Claudio Borghi, quando rendeu Lucas Viatri. Fanático pelo clube, ingressou no emblema xeneize aos 8 anos.
As comparações inevitáveis
Atualmente as comparações com Riquelme são inevitáveis. "Não gosto de comparações mas Riquelme é o meu ídolo. Mas se fazem essa comparação… lá saberão!", afirmou o jogador à imprensa argentina, que quando marcou de livre direto frente ao Racing, festejou da mesma forma que Riquelme e levou ao delírio o público do La Bombonera.
A cobiça dos gigantes europeus tem aumentado e, de acordo com a imprensa local, o Barcelona já terá manifestado intenções de garantir a contratação da pérola argentina.
Recorde-se que os clubes têm boa relação e recentemente assinaram um protocolo de cooperação das camadas jovens, que levou Sergio Araújo para o Barça B. "Chino" Araujo estreou-se com a camisola do Boca em 2009, pelas mãos de Alfio Basile.
Equipa italiana superou o Club Brugge em casa, depois de estar a perder. Golo decisivo surgiu aos 87'
Merengues foram ao Cazaquistão vencer por 5-0. Mbappé, com um hat trick, foi a grande figura da partida
Adversário do Sp. Braga visto à lupa
Antigo médio garante que o eterno capitão red devil poderia ser útil
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026