A seleção de Cabo Verde não está entre as mais cotadas do futebol mundial, mas o cenário poderia ser diferente caso a equipa conseguisse atrair muitos dos potenciais internacionais que "escaparam" para representar outros países.
Num trabalho da agência EFE, são destacados alguns casos ilustrativos dessa realidade, como é o exemplo de Nani. O jogador cedido pelo Manchester United ao Sporting é figura indiscutível na seleção lusa, ainda que tenha nascido na cidade da Praia.
Na equipa das quinas já passaram outros casos, como Silvestre Varela, Rolando ou Eliseu, todos eles com ligações àquele país africano. De resto, é recordado o episódio em que o central festejou a conquista da Liga Europa ao serviço do FC Porto com a bandeira de Cabo Verde.
Por outro lado, são destacadas três promessas do futebol luso que o poderiam ter sido no país africano: Bebé, Rúben Vezo e Hernâni. Este último, considerado "uma das sensações" do campeonato, recusou a convocatória dos tubarões azuis para a qualificação da CAN.
Também os casos do sueco Henrik Larsson e do francês Patrick Vieira são referidos, cada um com origens cabo-verdianas. De resto, o melhor jogador do Mundo também tem as suas raízes: a bisavó paterna de Ronaldo era daquele país.
Antigo extremo é uma figura incontornável do clube de Istambul, que quer ver reerguido já na próxima época
Loucura em Miami para o duelo da 3.ª jornada do Grupo K da prova
Avançado português não conseguiu impedir desaire por 2-1
Triunfo por 3-1 da formação da capital
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana