Javier 'Chicharito' Hernández foi multado pela Federação Mexicana de Futebol e pelo seu clube, o Chivas Guadalajara, após partilhar nas redes sociais declarações consideradas sexistas. Em vídeos, o avançado sugeria que o papel da mulher é "cuidar, nutrir e sustentar o lar" e que deve ser "liderada por um homem."
A reação foi imediata: críticas de figuras públicas, do seu clube, da marca PUMA e da própria Federação, que reforçou o compromisso com a igualdade de género. A multa veio acompanhada de um aviso: reincidência levará a sanções graves.
O jogador pediu desculpa no Instagram: “Lamento o mal-estar. Nunca quis ofender. Estou a refletir e comprometo-me a comunicar com mais respeito”, pode ler-se na rede social do jogador de 37 anos, que já passou por clubes como o Manchester United e o Real Madrid.
Recorde-se que o avançado já havia gerado polémica com comentários sobre o feminismo.
Campeonato arranca no final de janeiro
País mais pequeno em competição vai jogar com a Alemanha, enquanto que a seleção inglesa defrontará a Croácia
Irmão mais velho do jovem foi a Old Trafford ver o jogo do Manchester United com o Bournemouth
TyC Sport escreve esta terça-feira que argentinos vão enviar representante a Lisboa
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países