O Irão de Mehdi Taremi apurou-se esta quarta-feira para os quartos de final da Taça Asiática ao bater, esta quarta-feira, a Síria nos penáltis após um empate a um golo durante o período regulamentar (1-1, 5-3 pen.). O avançado do FC Porto foi uma das figuras do encontro ao apontar, de penálti, o golo dos iranianos ainda na primeira parte (34').
Na segunda parte, Omar Maher Khribin, médio do Al Wahda, viria a empatar o marcador, também através da conversão de uma grande penalidade (64'). Contudo, em apenas 10 minutos (81' e 90'+1), Mehdi Taremi viu dois cartões amarelos, o primeiro por simular um penálti, e acabou por ser expulso, deixando o Irão com menos um jogador durante o prolongamento.
Mesmo em inferioridade, os iranianos aguentaram a pressão do adversário e mostraram-se mais eficazes no desempate por penáltis (5-3), onde o guarda-redes iraniano Alireza Beiranvand, que jogou no Boavista, se destacou ao defender uma grande penalidade.
No outro jogo do dia, no estádio Al Thumama, em Doha, o Japão, finalista vencido em 2019, venceu o Bahrain por 3-1 e segue em frente para os quartos de final, numa partida em que controlou as operações e chegou ao intervalo a vencer com um golo de Ritsu Doan, aos 31 minutos.
Os nipónicos, que contaram com o médio do Sporting Morita a partir os 36 minutos, ampliaram a vantagem por Takefusa Kubo, aos 49 minutos, com o Bahrain a reduzir através de um autogolo do guarda-redes Suzuki, aos 64.
Com o jogo em aberto, o avançado Ayase Ueda, aos 72, fez o terceiro do Japão e confirmou o triunfo, com iranianos e japoneses a defrontaram-se agora nos quartos de final, numa partida sem Taremi.
[artigo atualizado às 19:41]
Por Record com LusaReds ficam já a 11 pontos do líder Arsenal (e continuam atrás do adversário desta noite)
Desaire coloca termo a uma série de 7 jogos seguidos sem perder dos blues
José Sá perdeu a titularidade no Wolverhampton e procura uma saída
Equipa de Nélson Veríssimo esteve a perder, mas Duarte Soares igualou antes do intervalo
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Hélio Sousa conduziu o Kuwait a um empate frente ao Egito