A seleção angolana, orientada pelo português Pedro Gonçalves, venceu esta sexta-feira, em Luanda, o Gabão, por 3-1, e conquistou os primeiros pontos no grupo F de apuramento para o Mundial do Qatar'2022.
Zini abriu o marcador para Angola, aos 24 minutos, tendo Ary Papel, aos 56, ampliado. A vantagem angolana foi reduzida aos 82', por Axel Meye, mas Jonathan Buatu fixou o resultado em 3-1, aos 90'+1.
Com esta vitória, os angolanos ascenderam ao terceiro lugar do grupo F, com três pontos, após terem perdido os dois primeiros jogos diante do Egito, por 1-0, e frente à Líbia, pelo mesmo resultado.
Ao longo dos 90 minutos, os angolanos dominaram a partida, mantendo a maior posse de bola, num jogo que ficou marcado pela estreia do avançado luso-angolano Érico Castro, após substituir Zini, aos 81 minutos.
O jogo foi hoje atrasado em mais de uma hora e meia devido à não realização dos testes à covid-19 pela seleção gabonesa em território angolano, após a seleção visitante ter apresentado testes com a data de 5 de outubro, realizados no Gabão, mas que viram a FIFA considerar válidos.
A decisão deixou descontente a Federação Angolana de Futebol, que, através do seu vice-presidente José Carlos Miguel, disse que Angola ia jogar sob protesto.
A seleção angolana segue viagem, no sábado, para Libreville, capital gabonesa, onde, na segunda-feira, a partir das 14:00 de Lisboa, vai defrontar o mesmo adversário, em jogo da segunda volta.
Por LusaAfastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Venceu Taça do Canadá, chegou ao golo 300 e deixou Kroos para trás