O Palmeiras perdeu na última madrugada (2-3) frente ao Grémio e colocou praticamente um ponto final na corrida pelo título de campeão do Brasileirão.
Em declarações no final do encontro, Abel Ferreira recordou o clássico com o São Paulo, em que o rival não teve um penálti assinalado a seu favor antes da reviravolta do Verdão na partida e afirmou que esse terá sido um momento determinante para a mudança de rumo no campeonato. O técnico português deixou ainda críticas à arbitragem do Brasileirão, sublinhando que "muita coisa mudou" após o polémico embate contra o São Paulo.
"Não vivo de 'ses'. Se o penálti fosse marcado, o jogo tinha ficado 3-3 ou 4-3, mas depois deste penálti muita coisa mudou. Nomeadamente o árbitro desta competição ficou pendurado, será que outros árbitros não ficaram com medo?", questionou Abel Ferreira, justificando de seguida as suas declarações: "De apitar. Por exemplo, o penálti no Maracanã [sobre Gómez no início do Flamengo-Palmeiras]. Se comparar o penálti com o do Arrascaeta em casa do Palmeiras na primeira volta, há muita diferença? Há diferença a bola que bate no jogador do Vitória e nem ao VAR foi ver. Será que os árbitros não ficaram todos com medo que a CBF os castigasse e o STJD ainda desse mais dias de castigo, o que nunca tinha visto em cinco anos de Brasil?".
E acrescentou: "Depois do jogo contra o São Paulo, todos nós no clube percebemos o que se estava a passar. E entendi também no último jogo. Não foi o Palmeiras que desistiu. Não desistiu do penálti no Maracanã, não desistiu do penálti do Santos, não desistiu do penálti do Vitória."
Recorde-se que no passado dia 5 de outubro o Palmeiras perdia por 2-0 em casa do São Paulo quando Tapia caiu na área do Verdão na sequência de um lance com Allan. O árbitro Ramon Abatti Abel nada assinalou e mandou seguir o jogo, uma decisão corroborada pelo VAR desse jogo, Ilbert Estevam. Juntos, os dois árbitros, acabaram por ser punidos pelo STJD com 40 dias de suspensão.
A duas jornadas do final, ou seja, com 6 pontos em disputa, o Palmeiras de Abel Ferreira é neste momento 2.º classificado do Brasileirão, com 70 pontos, menos 5 que o líder Flamengo, contra quem vai disputar a final da Libertadores dentro de três dias, no sábado.
Por Sérgio MagalhãesTreinador do Palmeiras recorda clássico contra o São Paulo e o polémico penálti que não foi assinalado e levou à suspensão de dois árbitros
Internacional pela Guiné-Bissau marcou 2 golos no jogo da subida, diante do Goiás
Treinador português já tinha na ronda anterior 'atirado a toalha' ao chão e nesta 36.ª jornada poupou praticamente quase toda a equipa
Extremo cedido pelo Sporting debaixo de fogo após ter falhado penálti na Taça Sul-Americana
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Avançado aproveitou ainda para elogiar Cristiano Ronaldo.
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011
Livro 'Manuel Cajuda - o (des)Treinador' é lançado este sábado em Olhão
Guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube
Treinador do Benfica foi preponderante na decisão de o médio optar por jogar pela seleção escocesa