Segunda final no comando do Flamengo e nova derrota para Paulo Sousa, que não foi além de um empate (1-1) com o Fluminense , insuficiente para reverter a derrota na primeira mão (0-2). A tarefa adivinhava-se difícil no Maracanã – que se vestiu ‘de gala’ e recebeu cerca de 67 mil espectadores – mas o ‘artilheiro’ Gabriel Barbosa ainda deu esperança ao Mengão com um golo à passagem da meia hora, após uma arrancada pela esquerda de Arrascaeta. Perto do intervalo (44’), Germán Cano voltou a marcar. O avançado de 34 anos já havia bisado no primeiro jogo e foi decisivo para a 32ª conquista do Cariocão por parte do tricolor, a primeira desde 2012. O argentino podia ter colocado o ‘Flu’ na frente, mas desperdiçou um penálti ao minuto 62. A equipa orientada pelo experiente Abel Braga aguentou a pressão do rival - Filipe Luís acertou no poste - e, nos momentos finais do encontro, Bruno Henrique e Fred pegaram-se e foram ambos expulsos, o que iniciou uma enorme confusão à beira do relvado. Até os adeptos se ‘juntaram’ ao tumulto e arremessaram objetos.
O Flamengo já não perdia uma final do Cariocão há... 27 anos. A última vez fora em 1995, curiosamente também frente ao Fluminense. Segue-se a estreia na Libertadores, marcada para a madrugada desta quarta-feira, no Peru, com o Sporting Cristal.
Entretanto em São Paulo, o Palmeiras de Abel Ferreira terá hoje uma missão semelhante: após o desaire (1-3) no Morumbi, no primeiro jogo da final, o Verdão recebe a equipa de Rogério Ceni no Allianz Parque e precisa de marcar dois golos e não sofrer para, pelo menos, empatar a eliminatória. Assim como no Rio de Janeiro, não existe regra de golos fora no Paulistão.
Hulk dá Mineiro ao Galo
Em Minas Gerais, o Atlético Mineiro confirmou a superioridade e venceu, na final do Campeonato Mineiro (jogo único), o rival Cruzeiro por 3-1. Em evidência esteve o ex-portista Hulk, com dois golos e uma assistência. O Galo conquistou o quarto troféu em quatro meses, depois do Brasileirão, Taça e Supertaça. Já no Rio Grande do Sul, o Grémio de Porto Alegre levantou a taça do Gaúchão pela quinta vez consecutiva, batendo o Ypiranga (3-1 no agregado). *
Por Francisco GuerraJogo em atraso da 12.ª jornada do campeonato brasileiro
Técnico italiano elogiado por Vinícius, Rodrygo, Zico, Romário e Cafu
Treinador português entende que os seus direitos não foram respeitados durante a passagem pelo clube
Médio da equipa de juniores tem também passaporte italiano
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos