Vinícius Júnior e o racismo em Espanha: «Se não evoluírem... teremos de mudar o Mundial»

• Foto: Reuters

Vinícius Júnior tem sido um dos emblemas na luta contra o racismo no mundo. O internacional brasileiro do Real Madrid, que já sofreu vários casos de xenofobia nos relvados em Espanha, voltou a tocar no assunto, em entrevista à ‘CNN’, deixando no ar a ideia de alterar o local do Mundial’2030 se o país não crescer nesse aspeto. Recorde-se que essa edição da prova será organizada, conjuntamente, por Espanha, Portugal e Marrocos.

"Espero que a Espanha possa evoluir e entender o quão sério é insultar uma pessoa por causa da cor de pele. Se até 2030 não evoluírem, acho que temos de mudar o local [do Mundial], porque se o jogador não se sentir confortável e seguro a jogar num país onde pode sofrer racismo, torna-se um pouco complicado", lamentou o avançado.

PUB

 

O último caso grave de racismo, vivido no Mestalla, no duelo entre os merengues e o Valencia, levou a que Vinícius refletisse junto com os colegas sobre um possível abandono de campo, se algo do género voltar a acontecer nos relvados espanhóis. 

PUB

"No clube falamos sobre isso frequentemente. Não só eu, mas todos os jogadores dissemos que se voltasse a acontecer, teremos de sair de campo para que todos as pessoas que nos insultaram tenham de pagar uma multa muito maior." 

O caminho a percorrer será longo, mas o extremo pretende ser parte da solução num sítio onde "nem todas as pessoas são racistas, apenas um pequeno grupo que acaba por afetar a imagem de um país que é muito bom para viver". 

"Hoje em dia, talvez alguns adeptos ainda sejam racistas, mas têm medo de se expressar no estádio e em lugares onde existem muitas câmaras. Com isso vamos reduzir o racismo, aos poucos. Não iremos conseguiremos acabar com ele, mas já estou feliz por poder mudar a mentalidade da Espanha", concluiu.

PUB

Por Record
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Real Madrid Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB