Dirigente tinha sido afastado no mês passado após estar envolvido em várias polémicas
Noël Le Graët demitiu-se, esta terça-feira, do cargo de presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF) durante uma reunião do comité executivo do organismo, garante o 'AS'.
O dirigente, recorde-se, estava afastado desde 11 de janeiro deste ano, altura em que não resistiu às polémicas em que tinha estado envolvido à data: numa primeira fase, Le Graët desvalorizou a possibilidade de Zidane vir a treinar a seleção brasileira e vincou que não lhe atenderia o telefone caso este lhe ligasse e, dias depois, foi acusado de assédio sexual por parte de Sonia Souid, uma das mais influentes agentes desportivas do futebol francês.
Relacionadas
O cargo está agora a ser ocupado por tempo indeterminado por Philippe Diallo, vice-presidente da referida federação. Para que se convoquem eleições antecipadas, pelo menos 25 por cento da assembleia precisa de estar a favor da decisão.
Refira-se ainda que, com a demissão de Le Graët, Fernando Gomes deverá ser o eleito da UEFA ao Conselho da FIFA, num congresso que está marcado para o dia 5 de abril. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol concorria ao cargo com o francês. Fica assim assegurada a presença de um português no órgão executivo da FIFA entre 2023 e 2027.
Le Graët, de 81 anos, ocupou o estatuto de presidente da Federação Francesa de Futebol ao longo de 12 anos. Durante o seu mandato, a seleção conquistou o Mundial'2018 e a Liga das Nações em 2021.
Técnico do PSG fraturou clavícula
Médio francês não joga há mais de dois anos e está muito perto de poder ser opção no Monaco
Defesa inglês agradado com a experiência no Principado
Jovem futebolista já se entregou às autoridades. É suspeito de esfaquear um jovem de 16 anos no peito e de ter ameaçado outros dois
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes