Dirigente tinha sido afastado no mês passado após estar envolvido em várias polémicas
Noël Le Graët demitiu-se, esta terça-feira, do cargo de presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF) durante uma reunião do comité executivo do organismo, garante o 'AS'.
O dirigente, recorde-se, estava afastado desde 11 de janeiro deste ano, altura em que não resistiu às polémicas em que tinha estado envolvido à data: numa primeira fase, Le Graët desvalorizou a possibilidade de Zidane vir a treinar a seleção brasileira e vincou que não lhe atenderia o telefone caso este lhe ligasse e, dias depois, foi acusado de assédio sexual por parte de Sonia Souid, uma das mais influentes agentes desportivas do futebol francês.
Relacionadas
O cargo está agora a ser ocupado por tempo indeterminado por Philippe Diallo, vice-presidente da referida federação. Para que se convoquem eleições antecipadas, pelo menos 25 por cento da assembleia precisa de estar a favor da decisão.
Refira-se ainda que, com a demissão de Le Graët, Fernando Gomes deverá ser o eleito da UEFA ao Conselho da FIFA, num congresso que está marcado para o dia 5 de abril. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol concorria ao cargo com o francês. Fica assim assegurada a presença de um português no órgão executivo da FIFA entre 2023 e 2027.
Le Graët, de 81 anos, ocupou o estatuto de presidente da Federação Francesa de Futebol ao longo de 12 anos. Durante o seu mandato, a seleção conquistou o Mundial'2018 e a Liga das Nações em 2021.
Avançado ex-Sporting apontou o 2.º golo dos franceses na vitória por 2-0 sobre o Basileia na Liga Europa
MVP da jornada foi o espanhol Fermín Lopez, que fez um hat trick pelo Barcelona
Mathys de Carvalho assistiu Tolisso no 1-0 (3') e Afonso Moreira fechou o resultado aos 90'
Jogador do Marselha acabou por receber ordem de expulsão em Alvalade
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Estava desempregado desde 2024
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus