Demba Ba, avançado internacional senegalês de 28 anos, foi a grande figura do Chelsea na 2.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Assinou o 2-0 frente ao Paris SG e carimbou assim o passaporte dos blues de Londres para a próxima fase da competição milionária.
Homem reservado, em especial devido à rigorosa aplicação que faz dos ensinamentos muçulmanos, religião que pratica e que exalta a cada golo marcado, com um beijo no relvado e uma breve oração aos céus, Demba Ba não é conhecido pela vida extra futebol. Poucos sabem como é a vida privada do jogador, que nas poucas vezes que concedeu entrevistas assumiu sempre ser uma pessoa recatada e que apenas se “aventurava” em incursões nocturnas, devidamente autorizado, com o antigo companheiro Papiss Cissé, com quem jogou no Newcastle.
Contudo, é sabida da misteriosa fixação de Ba pelo número 19, que gosta de envergar no equipamento. Quando arrancou a carreira, nos alemães do Hoffenheim, Demba Ba utilizou o número 29 e mais tarde o 9, seguindo-se o 21 no West Ham, uma vez que o 19 já estava entregue. Mais tarde mudou-se de armas e bagagens para St. James Park, casa dos magpies do Newcastle e ficou com o número 19, uma vez que Papiss Cissé, e mais tarde Andy Carroll, envergavam o 9. Foi nessa altura, em 2010/11, que o avançado assumiu publicamente pela primeira vez que queria ficar para sempre com o número 19 nas costas enquanto fosse profissional de futebol.
Destacou tratar-se de uma razão muito forte e que apenas revelará ao Mundo quando terminar carreira. A verdade é que quando chegou a Stamford Bridge, casa do Chelsea, no arranque da temporada 2012/13, recebeu a camisola 29, mas não descansou enquanto não conquistou o número 19, pertença de Paulo Ferreira. O português terminou carreira no arranque de 2013/14 e, inevitavelmente, Demba Ba “agarrou” o número 19.
Um mistério que se manterá por mais alguns anos e que parece guardado a sete chaves pelo internacional senegalês.
Segunda derrota consecutiva para o técnico português dos hammers
Eddie Howe revela que é sempre um desafio estudar uma equipa do Special One
Forte possibilidade para o próximo verão
Treinador defende internacional alemão do Liverpool
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês