A Premier League anunciou esta sexta-feira a decisão de aplicar uma dedução de 10 pontos de forma imediata ao Everton, por violações do fair play financeiro. Esta decisão surge na sequência da acusação feita em março aos toffees, depois de os registos financeiros terem registado perdas de quase 427 milhões de euros quando o limite é de 120 milhões. Há algumas semanas especulou-se que a punição poderia ser de 12 pontos, mas a Premier League 'reduziu' para 10.
Esta é a punição pontual mais pesada de sempre aplicada no decurso do campeonato inglês, e apenas a terceira da história da Premier League. Até agora apenas Portsmouth (9 pontos, em 2009/10) e Middlesbrough (3 em 1996/97) tinham sido penalizados desta forma. Note-se que já houve outras penalizações, como aquela que foi dada ao Tottenham em 1994/95 (12 pontos), mas a mesma foi aplicada antes do arranque da prova.
Com esta dedução, o Everton passa de 14.º, com 14 pontos, para último, com somente 4, os mesmos que o Burnley.
Em comunicado, o clube de Liverpool já reagiu ao sucedido, falou numa penalização "desapropriada e injusta", garantiu que irá recorrer da mesma e prometeu, por outro lado, "monitorizar com grande interesse as decisões tomadas noutros casos". Ainda que não cite os clubes, os toffees estarão a referir-se a emblemas como Manchester City, Manchester United ou Chelsea.
Everton ainda reagiu na segunda parte mas não conseguiu surpreender os reds
O internacional inglês foi fundamental para as últimas vitórias do Everton
Avançado português, de 21 anos, representa o Everton desde o verão de 2023
Toffees ganharam por 3-2
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Na antevisão do jogo com o Chelsea
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo
Equipa em inferioridade numérica desde os 22 minutos, face à expulsão de Simão Martins