O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, elogiou esta terça-feira a criação de um protocolo entre a Associação dos Atletas Olímpicos Portugueses (AAOP) e as unidades de apoio ao rendimento escolar (UAARE).
"Estamos perante um projeto inovador que irá fazer escola em Portugal e no mundo", definiu o governante na sua intervenção, que antecedeu o momento de assinatura oficial do protocolo que envolve as UAARE e a AAOP, numa cerimónia que decorreu na sede desta última, em Bicesse, Cascais.
João Paulo Correia assinalou o seu apoio total à ligação protocolar entre o olimpismo e a estrutura de apoio aos atletas de alta competição em idade escolar, que considera natural em função do sucesso que as UAARE estão a ter no país, abrangendo um milhar de atletas. "Muitos destes jovens que estão nos pódios internacionais em muitas modalidades não o estariam porque os pais se teriam visto obrigados a fazer uma opção sobre a sua carreira, e bem", constatou o responsável político.
Para reforçar a sustentabilidade desta ideia, João Paulo Correia recordou a relevância das medidas governativas mais recentemente implementadas para o apoio escolar para atletas de alto rendimento. "Todas as medidas que a Segurança Social e o Instituto do Emprego (IEFP) têm ao serviço dos jovens à procura do primeiro emprego são disponibilizadas aos atletas de alto rendimento após o termo das suas carreiras", recordou.
O objetivo, acrescenta o responsável pela tutela do Desporto em Portugal, está em possibilitar aos atletas de alto rendimento serem "equiparados aos jovens à procura do primeiro emprego" quando passam a integrar o mercado de trabalho.
Triunfo expressivo dos dragões para o campeonato nacional
Bicampeão impõe-se sem problemas na 5.ª jornada do Campeonato
Extremo-poste de 36 anos é o capitão dos tricampeões nacionais
Seleção Nacional em 15º lugar na classificação por equipas
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português