1/2
A queniana Beatrice Chebet e o ugandês Jacob Kiplimo revalidaram os títulos mundiais de Corta Mato, ao vencerem as respetivas provas realizadas este sábado na cidade sérvia de Belgrado. Grandes candidatos à partida, os dois atletas africanos confirmaram o seu estatuto, num dia no qual o Quénia foi o grande dominador, com a conquista de um total de três títulos em cinco possíveis.
Curiosamente, a única prova na qual os quenianos não subiram ao pódio foi logo a primeira, com a Etiópia a dominar por completo os Sub-20 femininos. Marta Alemayo, de apenas 15 anos, foi a mais forte do forte contingente etíope (19:28), levando a melhor sobre as compatriotas Asayech Ayichew (19:32) e Robe Dida (19:38). Depois, disso, o domínio queniano foi claro. Nos Sub-20 masculinos, após uma luta incrível com o etíope Mezgebu Sime (22:41), Samuel Kibathi alcançou o ouro (22:40), numa prova na qual Matthew Kipkoech Kipruto fechou o pódio (22:46).
Na estafeta mista, a formação queniana foi também a mais forte (22:15), ganhando com quase meio minuto de avanço para a Etiópia (22:43) e mais de um minuto para a Grã-Bretanha (23:30), o único país não africano a sair de Belgrado com uma medalha. Nesta prova, refira-se, viu-se um momento muito curioso, com a etíope Birri Abera a fazer a derradeira fase da estafeta com apenas uma sapatilha, depois de ter sido pisada pelo seu colega na transição.
Quanto aos títulos absolutos de seniores, o Quénia destruiu toda a concorrência nas mulheres, com Beatrice Chebet a revalidar o título (31:05) e comandar um top-5 totalmente queniano, no qual a grande surpresa foi o quinto posto de Agnes Jebet, a recordista mundial dos 10 quilómetros. Já nos homens, o pódio foi mais repartido, com Kiplimo a ganhar (28:09) à frente do etíope Berihu Aregawi (28:12) e do queniano Benson Kiplangat (28:14).
Portugal, tal como no ano passado, não se fez representar.
Uma publicação partilhada por VO2 Máximo | Atletismo | Notícias | Reviews (@vo2maximopt)
Por Fábio LimaQualificações decorrem até abril de 2026
Provas arrancam no domingo, em Lagoa
Foi subscrita por mais de 12 mil pessoas
Entre as mulheres, Solange Jesus também concluiu na 20.º posição
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana