A portuguesa Patrícia Silva foi eliminada esta segunda-feira nos 800 metros dos Campeonatos da Europa de atletismo Roma'2024, depois de se tentar proteger de um final rápido, sem ir além do 29.º tempo das eliminatórias.
Patrícia Silva, de 24 anos, terminou as duas voltas à pista do Estádio Olímpico de Roma em 2.05,03 minutos, concluindo a segunda série na sexta posição, após desclassificação da suíça Rachel Pellaud.
"Como sou uma atleta um pouco mais lenta no fim, procurei ficar na frente, bem posicionada. A prova começou um pouco lenta e já estava à espera de um ataque no fim, mas também esperava ter um bocado mais de pernas para me defender", explicou.
No entanto, a atleta do Sporting, natural do Cartaxo, admitiu que a estratégia não resultou plenamente, assumindo-se otimista.
"Quando tentei já estava completamente descolada. Foi uma aprendizagem, nunca tinha corrido uma prova de campeonato assim. No ano passado, no Mundial, nem consegui entrar na corrida, agora, já consegui estar 600 metros, fico feliz por tê-lo conseguido e espero, na próxima, conseguir ir com elas até ao fim", prometeu.
Esta foi a segunda grande competição de Patrícia Silva, que tem como recorde pessoal 2.00,07, estabelecidos a 6 de junho de 2023, depois de ter sido 54.ª nos Mundiais Budapeste'2023.
Os melhores resultados portugueses nos 800 metros foram os sextos lugares alcançados por Carla Sacramento, em Helsínquia1994, e Nédia Semedo, em Munique'2002.
Por LusaQueniano não conseguiu bater o recorde do mundo do seu compatriota Kelvin Kiptum
Quarteto do Botswana (2.57,76) venceu a prova, à frente dos Estados Unidos e da África do Sul
Treinadores que marcaram o percurso do medalha de ouro nos Mundial de Tóquio'25 são unânimes
Caio Bonfim levou a melhor nos 20 km marcha
Na antevisão do jogo com o Chelsea
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo
Selecionador brasileiro destaca qualidade dos dois jogadores que atuam em Portugal
Luca Zidane vai representar país dos avós
Mensagem em vídeo de pouco mais de um minuto publicado no Instagram