José Carvalho, antigo atleta treinado por Moniz Pereira, que morreu este domingo aos 95 anos, definiu o seu antigo técnico como uma pessoa que "abriu horizontes e o caminho para outros".
"É sempre um choque quando recebemos notícias destas. É certo que todos temos um tempo de vida, mas uma notícia destas causa sempre algum constrangimento", começou por dizer à agência Lusa José Carvalho, quinto classificado nos Jogos de Montreal1976 nos 400 metros barreiras.
O também antigo atleta do Sporting extrai duas leituras da vida de Moniz Pereira: "Dedicou a sua função de treinador à ideia de mostrar que os atletas portugueses podiam ser iguais a todos os outros. Achava que os atletas portugueses podiam chegar ao mais alto patamar do desporto e concretizou essa ideia com as medalhas de prata (Montreal) e de ouro (Los Angeles) de Carlos Lopes."
José Carvalho acrescenta que esse patamar permitiu que "fosse aberta a janela para outros", referindo que Moniz Pereira foi a pessoa que "abriu horizontes e o caminho para outros".
Sobre Moniz Pereira, José Carvalho recorda uma forma de estar em três elementos base: "Persuasão fora do normal, uma pontualidade extrema e uma grande perceção do presente, conseguia avaliar e tirar um grande proveito dessa capacidade."
Hugo Miguel Rocha e Solange Jesus levaram para casa um cheque de 1.500 euros como prémio
Alexandre Guedes da Silva orgulhoso pela ligação a mais uma edição da corrida
Apresentadora da Tarde das Estrelas da CMTV participou na prova
Atleta de 38 anos venceu os 10km femininos em Lisboa
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo