A canoísta olímpica portuguesa Francisca Laia foi suspensa por quatro anos por acusar positivo num teste antidoping, anunciou esta quinta-feira em comunicado, a Agência Internacional de Testes (ITA).
"A ITA informa que a canoísta portuguesa Francisca Laia aceitou a suspensão de quatro anos, depois de ter acusado um metabólico de desidroclorometil-testosterona (DHCMT)", revelou o organismo, confirmando a presença daquela substância, um esteróide anabólico androgénico que melhora o desempenho físico.
A agência confirma ainda que, em nome da Federação Internacional de Canoagem, ao não contestar, a atleta aceitou as consequências impostas pela sua violação aos regulamentos antidoping, numa suspensão que se iniciou em 30 de maio de 2025 e decorre até 29 de maio de 2029.
O caso remonta a 25 de agosto de 2024, quando foi submetida a um controlo nos Mundiais de distâncias não olímpicas realizados em Samarcanda, Uzbequistão, no qual foi detetado o metabólico de DHCMT.
Em Samarcanda, a canoísta lusa foi medalha de prata em K2 200 juntamente com Teresa Portela e de bronze no K4 500 misto com Teresa, Fernando Pimenta e Messias Baptista, resultados que ficaram sem efeito com esta sanção.
A decisão da ITA pode ser ainda sujeita a recurso na Divisão de Apelo do Tribunal Arbitral do Desporto.
Por LusaRui Lacerda e Ricardo Coelho campeões mundiais em C2
José Ramalho e Rui Lacerda, candidatos ao pódio em K1 e C1, desistiram
Prata em C1 júnior, num dia com mais dois top-8
Canoísta português levou a melhor na 'short race' (3,6 km)
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995