O espanhol Joaquim Rodríguez, que tinha assinado pela Bahrain-Merida para a temporada de 2017, anunciou esta sexta-feira a retirada do ciclismo para integrar a equipa técnica do conjunto que tem o italiano Vincenzo Nibali como chefe de fila.
'Purito', de 37 anos, antecipa em um ano a entrada na equipa técnica da recém-criada equipa, depois de ter planeado correr mais um ano antes de deixar as bicicletas em 2018.
"Daqui para a frente, vou trabalhar para passar a minha experiência e ajudar ao máximo os jovens talentos da equipa", disse o ciclista, através da rede social 'Instagram'.
Rodríguez, que em 2013 foi terceiro na Volta à França, não se sente "preparado para voltar a 100%, física ou mentalmente, a correr ao mais alto nível".
O trepador espanhol já uma vez tinha anunciado planos de retirar-se no final de 2016, durante a Volta a França, no verão, mas foi persuadido a continuar no desporto e a ajudar ao arranque da Bahrain-Merida.
'Purito' Rodríguez correu desde 2010 pela equipa russa Katusha, tendo passado períodos na espanhola Once, entre 2000 e 2003, na Saunier Duval, de 2004 e 2006, e na Caisse d'Epargne, de 2007 a 2009.
Durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foi 5.º classificado na prova de ciclismo de fundo, num ano em que terminou em 7.º lugar na Volta à França e em 4.º na Clássica de San Sebastián.
Em 2010, 2012 e 2013 venceu a classificação por pontos da principal divisão do ciclismo mundial, o 'UCI World Tour', numa carreira que inclui nove vitórias em etapa na Volta à Espanha, bem como a classificação de montanha (2005), além da camisola de pontos da Volta à Itália e a conquista de 'La Flèche Wallonne' em 2012, entre outras conquistas numa carreira de 16 anos.
Ciclista espanhol deixou a UAE Emirates no final da temporada
Esta sexta-feira foi feita a leitura do acórdão do julgamento da operação 'Prova Limpa'
Português de 36 anos vai iniciar a 11.ª temporada ao serviço da formação espanhola
Anúncio dos líderes nas Grandes Voltas aconteceu durante o estágio que está a realizar em Maiorca
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana