O sucedido na Volta a Espanha, com protestos pró-Palestina contra a participação da equipa Israel-Premier Tech, tomaram uma proporção gigantesca, que levam agora alguns dos patrocinadores da formação a questionarem a continuidade do apoio. Mas já há alguns que se decidiram. É o caso da empresa britânica que fornece as bicicletas, a Factor, que lançou um ultimato aos responsáveis da equipa.
"Sem a mudança do nome e a retirada da bandeira [Israel], não continuaremos a fornecer as bicicletas", referiu a empresa, dando assim um ultimato.
A decisão tem de ser tomada até dia 15 de outubro, data limite para as equipas registarem junto da União Ciclista Internacional (UCI) a nacionalidade das mesmas tendo em vista a temporada de 2026.
Sylvan Adams, proprietário e fundador da Israel-Premier Tech, sempre defendeu a identidade de Israel na estrutura, que nasceu com o propósito de projetar a imagem do país no desporto mundial. Segundo avança o portal Cyclingnews, o empresário de origem israelita parece aceitar a possibilidade de a equipa perder o nome do país, algo que chegou a ser posto em prática na Vuelta e nas clássicas do Canadá.
Mas a questão da bandeira parece ser mais complicada de resolver, mas a UCI permite a mudança da licença de acordo com a nacionalidade do patrocinador ou do detentor da licença. Ora, o Canadá pode ser a solução, uma vez que Adams tem dupla nacionalidade, sendo que o principal patrocinador, a Premier Tech, tem sede no Quebec.
Fornecedor das bicicletas quer mudança de nome e retirada da bandeira
Prova de fundo disputa-se no domingo
Holandês Mouris venceu com um tempo de 29.07 minutos, num percurso de 22,6 quilómetros
Neozelandês Nate Pringle foi segundo a mais de um minuto
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Craque do Barcelona ficou em 5.º lugar
Espanhol consagrado como melhor treinador na gala de entrega da Bola de Ouro