Benoit Richaud é o treinador/coreógrafo mais badalado dos Jogos Olímpicos de inverno de Milão Cortina, chamando a atenção pelas suas rápidas mudanças de casaco nacional enquanto passa de patinador para patinador esta semana nos painéis laterais da patinagem artística masculina.
Durante a patinagem livre desta sexta-feira, Richaud fez duas mudanças consecutivas, desde o casaco branco da Geórgia com rebordo vermelho quando aplaudiu Nika Egadze até ao casaco azul dos EUA quando Maxim Naumov entrou no gelo.
Mais tarde, foi o casaco cor de vinho do Canadá e o branco de inverno da França. Ao todo, o patinador de 38 anos está a treinar 16 patinadores de 13 países, individuais e em pares, nos Jogos de inverno, o que faz com que o seu rosto seja familiar a qualquer pessoa que esteja a sintonizar os beijos e gritos enquanto os patinadores aguardam as suas marcas.
Richaud é conhecido como coreógrafo, mas os patinadores com quem trabalha falam dele mais como um especialista em motivação.
Naumov, que se estreou nos Jogos Olímpicos depois de ter perdido os pais num acidente de avião em janeiro de 2025, disse que Richaud "foi uma grande parte da viagem deste ano".
Isso incluiu o campo de treino de Richaud "que mudou a minha perspetiva sobre a patinagem em geral", disse Naumov.
Sim, ele faz coreografias, e toda a gente sabe isso, mas a visão que ele oferece a cada um dos seus alunos... Ele motiva-me muito a ser o melhor que posso ser", disse Naumov.
Os patinadores de Richaud estão bem cientes da sua popularidade e parecem deliciar-se com as publicações nas redes sociais do treinador que veste muitas cores.
"Ele é um treinador fantástico. Ele é muito popular", disse Egadze, que afirmou que trabalhar com Richaud lhe deu uma nova perspetiva. Ele diz-me que tenho de acreditar em mim próprio, que tenho de mostrar paixão no gelo e ir até ao fim", afirmou o patinador georgiano.
Na sexta-feira, Richaud também coreografou o skate livre do patinador mexicano Donovan Carrillo, num papel de bastidores. Sinto que ele deixa toda a gente brilhar à sua maneira, o que é muito bom, porque também sinto que ele respeita o meu estilo e trabalha em torno do meu estilo e não tenta mudar a minha personalidade", disse Carrillo.
AUTOR: COLLEEN BARRY, AP
A história curiosa de Benoit Richaud
Sturla Horm Laegreid conquistou o segundo bronze em Milão-Cortina e continua a ser motivo de conversa
Principais destaques do 7.º dia dos Jogos Olímpicos de Inverno
Norte-americanas triunfam por 9-8
Campeão PSG lidera a lista
Benfica foi quem mais amealhou
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Gianni Infantino defendeu o levantamento das restrições, mas Ceferin mostra-se irredutível na sua posição
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA