_
A equipa feminina de curling dos Estados Unidos venceu esta sexta-feira a rival Canadá (9-8) pela primeira vez em Jogos Olímpicos de Inverno.
Até hoje, as norte-americanas nunca tinham vencido o Canadá - um eterno favorito que ganhou medalhas em todos os Jogos de Inverno desde que o curling foi adicionado em 1998.
Já a equipa masculina dos EUA venceram os canadianos pela primeira vez no round-robin de 2018 e novamente nas meias-finais, a caminho da medalha de ouro em Pyeongchang.
A equipa canadiana foi considerada durante anos a melhor do mundo. Na partida desta sexta-feira, os EUA conseguiram capitalizar alguns chutes fracos do Canadá.
Depois da vitória, os americanos desceram juntos o gelo e voltaram para junto dos seus treinadores, erguendo os punhos em sinal de triunfo. Peterson, tal como Anderson-Heide, não pôde deixar de acrescentar um qualificativo à sua resposta às perguntas da The Associated Press: "Aparentemente, nunca os vencemos nos Jogos Olímpicos antes. Isso torna-o ainda mais especial".
A equipa americana de curling feminino deste ano- tal como os seus homólogos masculinos da Geração Z- combina acessibilidade com ambição.
Para além de Anderson-Heide e Peterson, a equipa inclui a skip Tabitha Peterson, irmã mais velha de Tara, bem como Cory Thiesse, que já ganhou uma medalha de prata na prova de pares mistos.
Aileen Geving, do Minnesota, é suplente. Três delas têm outras profissões para além do curling e três são mães de crianças pequenas.
A Tara é dentista, a Tabitha é farmacêutica e a Thiesse é técnica de laboratório. Tara deu à luz o seu filho, Eddie, em setembro de 2024 e, alguns meses mais tarde, Tabitha teve uma filha, Noelle.
Geving teve a filha Sienna após os Jogos de 2018. Ainda faltam vários jogos da fase de ida e volta antes das meias-finais, na próxima sexta-feira.
Após o jogo de sexta-feira, a equipa está 2-1, com uma vitória contra a Coreia e uma derrota contra a Suécia.
AUTOR: JULIA FRANKEL, AP
A história curiosa de Benoit Richaud
Sturla Horm Laegreid conquistou o segundo bronze em Milão-Cortina e continua a ser motivo de conversa
Principais destaques do 7.º dia dos Jogos Olímpicos de Inverno
Norte-americanas triunfam por 9-8
Campeão PSG lidera a lista
Benfica foi quem mais amealhou
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Gianni Infantino defendeu o levantamento das restrições, mas Ceferin mostra-se irredutível na sua posição
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA