A Suzuki está em negociações com a Dorna, organizadora do Mundial de MotoGP, para abandonar a categoria rainha do motociclismo de velocidade no fim do campeonato de 2022, confirmou esta quinta-feira a marca japonesa.
"Infelizmente, a situação económica e a necessidade de ter de concentrar esforços devido às grandes mudanças com que a nossa indústria foi confrontada nos últimos anos obrigam a Suzuki a transferir custos e recursos humanos para o desenvolvimento de novas tecnologias", justificou a Suzuki, em comunicado.
A saída da Suzuki do Mundial de MotoGP, no qual compete o piloto português Miguel Oliveira (KTM), tinha sido noticiada em 02 de maio pelo site especializado em desporto automóvel Motorsport.com, segundo o qual dirigentes da marca japonesa tinham comunicado essa decisão aos membros da equipa.
Os organizadores do Campeonato do Mundo contactaram os responsáveis da Suzuki, para os advertir que o contrato assinado entre ambos se prolonga até 2026 e não permite a rescisão unilateral por parte do fabricante nipónico.
Apesar de ter alertado a Suzuki para as repercussões de uma possível quebra de contrato, a Dorna indicou que já tem candidatos interessados em ocupar o lugar da equipa com sede em Cambiago (Itália) no Mundial de 2023.
Escuderia histórica no motociclismo de velocidade, do qual já esteve ausente entre 2011 e 2015, a Suzuki conquistou o título mundial de pilotos em 2020, por intermédio do espanhol Joan Mir, que continua a integrar a equipa, em conjunto com o compatriota Alex Rins.
À partida para o Grande Prémio de França, sétima das 21 provas do campeonato de 2022, Rins e Mir ocupam, respetivamente, o quarto e o sexto lugar no Mundial de pilotos, que é liderado pelo francês Fabio Quartararo (Yamaha).
Por LusaAssume misto de emoções na hora do adeus
Piloto português completou a sua última prova na categoria, antes de se mudar para as Superbikes, em 2026
Piloto português despede-se este domingo das corridas de MotoGP, antes de se juntar às Superbikes em 2026
O piloto português, de 30 anos, faz este domingo a última corrida da carreira na categoria, antes da mudança para o Mundial de Superbikes
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana