1/5
Quatro meses após a chegada das primeiras unidades do Peugeot 408, modelo com o qual a marca francesa pretende cimentar ainda mais a liderança no segmento dos familiares compactos, está disponível a versão ‘Plug-in Hybrid’ de 180cv.
Foi exatamente esta proposta que tivemos oportunidade de conduzir. A viagem teve início em Lisboa e terminou no Pinhão (384km), na região vinícola do Douro, com a EN222, considerada a melhor estrada do Mundo, a servir também de palco para este ‘felino’ soltar as garras e brilhar com uma bela paisagem como fundo.
Não custa afirmar que ninguém ficará indiferente ao novo 408, um ‘fastback’ inédito que surpreende pelo visual; pela tecnologia de vanguarda, mas também pela eficiência, aspetos fundamentais para a Peugeot quando se trata de lançar novo modelo no mercado automóvel.
No exterior, saltam à vista as linhas incisivas, o azul Obsession - cor única deste modelo - e as jantes opcionais de 20 polegadas, bem como os traços felinos nas óticas dianteira e traseiras com elementos em LED e as ‘orelhas de gato’ que, para além do contributo aerodinâmico que oferecem, ajudam a esconder as dobradiças da bagageira.
Já no interior, a geração mais recente do ‘i-Cockpit’ vai agradar até aos condutores mais apaixonados por tecnologia, oferecendo uma panóplia de funcionalidades à distância de um simples toque no monitor. Mas este 408 não traz apenas novidades para os condutores. Afinal, a distância longa entre eixos (2,79m) oferece conforto extra aos passageiros da segunda fila – nomeadamente em termos de espaço disponível.
O novo 408 da Peugeot terá versão totalmente elétrica – possivelmente será lançada nos próximos meses –, mas para já contempla as versões híbridas ‘plug-in’ de 180 e 225cv, além de uma versão a gasolina 1.2 PureTech de 130cv, todas servidas por caixa automática de 8 velocidades.
A Peugeot dividiu a gama do 408 em três níveis de equipamento: Allure, Allure Pack e GT. Os preços começam nos 35.800 euros na versão Allure a gasolina (130cv), enquanto o ‘Plug-in Hybrid’ de 180cv começa nos 45.150 euros, também na versão Allure. Já a versão mais potente (225cv) só está disponível nos níveis Allure Pack e GT e começa nos 47 900 euros.
Por Sérgio MagalhãesEsta espécie de monovolume assume-se como um verdadeiro laboratório de ideias
Marca produzirá apenas 500 unidades devidamente numeradas
É a aposta para facilitar a mobilidade eléctrica junto do grande público por um preço mais popular
Primeiros exemplares chegam em novembro
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana