Os actores Colin Farrell e Jamie Foxx não estarão este fim-de-semana em Cascais, mas as outras estrelas do "blockbuster" Miami Vice - os barcos mais velozes do Mundo - prometem animar a vila durante o Grande Prémio do Mar de Portugal.
A marina e baía de Cascais recebem a sexta e última prova do Mundial de powerboat - a primeira visita da modalidade a Portugal -, com o aliciante de se decidirem os títulos das classes Evolution (protótipos) e Supersport (mais próximas dos barcos de série).
As embarcações monocasco de "cockpit" aberto foram uma das imagens de marca do filme Miami Vice, sucesso comercial do Verão passado, com "Sonny" Crockett (Farrell) e "Rico" Tubbs (Foxx) - e respectivos duplos - a pilotarem os powerboats construídos pela Donzi.
A empresa associou o seu nome à equipa OSG, segunda colocada do Mundial, em igualdade com o líder Kerakoll (ambos com 640 pontos), os principais candidatos à conquista do título de Evolution, apesar de o Trident Kiton (3º) também acalentar hipóteses matemáticas.
As anteriores passagens por Malta, Itália, Alemanha e Grã- Bretanha também se revelaram insuficientes para decidir o campeão da classe Supersport e será em Portugal que Ocean Dragon (600 pontos), ARPRO (570) e Albatro Marine (490) poderão ser consagrados.
Nathan Knight, director executivo da competição, conta com "a colaboração das condições meteorológicas" e manifestou-se confiante no êxito da etapa lusa do Mundial, mas advertiu que há pelo menos cinco potenciais adversários de Cascais em lista de espera.
"Portugal têm longa tradição náutica e, por isso, espero que a prova seja um sucesso. Mas estão aqui representantes de cinco outras localidades, de Itália, Espanha, Rússia e Ucrânia, com a ambição de organizar uma prova do campeonato de powerboat", revelou o responsável à Agência Lusa.
Knight advertiu que, mesmo após a exposição mediática de que beneficiou graças à película realizada por Michael Mann, o Mundial ainda acumula resultados financeiros negativos e fez depender futuras organizações de acordos com as autoridades locais e centrais dos países anfitriões.
"Esta modalidade movimenta largos milhões de euros. Temos 20 equipas a competir, com barcos que custam 800.000 euros. Há três anos, quando começámos, existiam seis equipas, com embarcações muito usadas, a mais cara das quais não ultrapassava os 150.000", explicou Knight.
Tal como a Fórmula 1 no asfalto, o powerboat é uma autêntica montra da tecnologia sobre a água: os motores chegam aos 2.000 cavalos de potência e a velocidade pode atingir 160 km/h (o que em terra representa o dobro), transformando-os nos barcos mais rápidos do Mundo.
Prevista para Algés, a prova foi transferida para Cascais, onde hoje se disputaram os treinos oficiais, estando agendadas as duas corridas para sábado (resistência) e domingo (prova mais técnica), com uma assistência estimada em 80.000 espectadores.
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